Furacão Fiona: satélites acompanham tempestade devastadora

Por Gabriel Caldini, editado por Acsa Gomes 20/09/2022 20h00, atualizada em 22/09/2022 14h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um conjunto de satélites está monitorando o Furacão Fiona conforme a tempestade de categoria 1 avança sobre várias ilhas no Mar do Caribe.

O furacão atingiu Porto Rico neste domingo (18), trazendo chuva intensa e causando dano à infraestrutura local, com destaque à malha de energia, que ficou inoperante. A ilha, um território dos Estados Unidos que abriga 3,2 milhões de pessoas, foi assolada há cinco anos por outra tempestade: o Furacão Maria.

Na manhã de segunda-feira (19), o furacão chegou à República Dominicana, trazendo alto risco à população local. Segundo o Centro Nacional para Furacões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a porção oriental da ilha está sujeita a maiores danos.

Em seguida, a tempestade deve ganhar mais força conforme passa por uma região de águas quentes antes de prosseguir para as Ilhas Turcas e Caicos nesta terça-feira (20). De lá, o furacão deve se dirigir para o nordeste, passando por quilômetros de oceano antes de atingir Bermuda na manhã de sexta-feira (23).

Um furacão entre muitos

O Furacão Fiona já é a sexta tempestade tropical a ser categorizada no Oceano Atlântico apenas na temporada de furacões deste ano, que começou no dia 1º de junho e se estende até 30 de novembro.

Autoridades da NOAA previram em maio que haveria entre 14 e 21 tempestades nomeadas em 2022, das quais 10 seriam furacões.

Leia mais:

O mundo também acompanha o progresso do supertufão Nanmadol, que avança pelo Oceano Pacífico em alta velocidade, tendo atingido a costa oeste do Japão nesta segunda-feira (19), deixando, em seu rastro, duas mortes, milhares de desabrigados e o medo de que a tempestade atinja a usina nuclear de Shika.

Crédito da imagem destacada: CIRA/NOAA.

Redator(a)

Gabriel Caldini é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.