Em relatório, o The Pharmaceutical Journal afirmou que o aplicativo de vídeos curtos, TikTok, permitiu que conteúdos que promoviam medicamentos de prescrição médica como auxiliares de emagrecimento chegassem aos adolescentes.

O jornal criou uma conta no TikTok, indicando que era uma adolescente de 16 anos e começou uma busca em conteúdos com a hashtag “#dietpills”, fazendo um escrutínio das 100 principais postagens.

Leia mais:

Com a pesquisa, os investigadores descobriram que quase um terço das postagens promoviam comprimidos de dieta para perda de peso. Sob o termo “comprimidos de dieta”, as postagens orgânicas nomeavam os remédios prescritos para epilepsia, enxaqueca e dependência. 

publicidade

O jornal disse que o TikTok removeu alguns vídeos, mas não todos os que encontrou. O aplicativo revisou a hashtag “#dietpills” e também proibiu “múltiplas contas” que vendiam medicamentos para perda de peso.

O TikTok atualizou suas políticas em 2020, e proibiu anúncios de aplicativos de jejum e suplementos para perda de peso e limitando anúncios de “produtos de controle de peso” para usuários a partir dos 18 anos. 

“Alegações de dieta que não são realistas e não são apoiadas por ciência baseada em evidências nas mídias sociais podem ser perigosas, não importa a idade que você tenha. Mas para menores de 16 anos, eles podem ter consequências muito reais”, afirmou a British Dietetic Association.

Entretanto, a conta de teste do The Pharmaceutical Journal conseguiu encontrar posts vendendo comprimidos dietéticos. Alguns usuários também fizeram diários de vídeo à medida que tomavam os medicamentos ou compartilhavam fotos de antes e depois para mostrar a aparente perda de peso.

Especialistas em saúde disseram ao The Pharmaceutical Journal que alegações de dieta não comprovadas podem ser perigosas para adultos e adolescentes.

John Wilding, professor de medicina do hospital universitário Aintree, em Liverpool, disse que um dos medicamentos à venda, como topiramato, usado para tratar epilepsia e enxaquecas, “nunca foi aprovado para perda de peso na UE ou no Reino Unido, pois tem alguns eventos adversos potenciais significativos”, incluindo o risco de danos a fetos e bebês.

tiktok
Crédito: Signal AI/ TikTok

Um porta-voz do TikTok informou: “Nossas diretrizes da comunidade deixam claro que não permitimos a promoção ou comércio de substâncias controladas, incluindo medicamentos prescritos para perda de peso, e removeremos o conteúdo que viole essas políticas”.

A questão dos tratamentos médicos comercializados como forma de perder peso já aconteceu antes no TikTok. Em janeiro, a plataforma, em parceria com o Instagram, retirou anúncios da startup de saúde ‘Cerebral’ que associava obesidade ao TDAH, dizendo que os pacientes podem “parar de comer em excesso” buscando tratamento para o transtorno.

No passado, o TikTok foi forçado a responder ao conteúdo prejudicial de dieta em sua plataforma. Um relatório detalhado do The Wall Street Journal em 2021 mostrou como o algoritmo do TikTok empurrou as meninas para vídeos de dieta e perda de peso, enviando-as para lugares potencialmente perigosos. 

Um dia antes da história ser publicada, o TikTok anunciou que estava trabalhando em “diversificação de recomendações” para que os usuários não fossem inundados com uma série de conteúdos semelhantes.

Via: The Guardian | The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!