Em meio a uma grande disputa com o TikTok, o YouTube vai começar a monetizar vídeos criados no Shorts a partir de 2023. O movimento deve se basear em anúncios inseridos nos conteúdos, oferecendo participação nos lucros aos criadores.

Ao que tudo indica, essa é uma forma encontrada pelo Google, dono do YouTube, para incentivar a criação de clipes de curta duração e gravados na vertical, formato implementado na plataforma há dois anos.

Leia também:

A plataforma vai pagar aos criadores de Shorts 45% do dinheiro que houver em anúncios. A empresa também vai permitir que os criadores usem músicas nos vídeos curtos sem se preocupar com direitos autorais.

publicidade

A monetização vai ser por meio do Programa de Parcerias do YouTube, que possui algumas exigências relacionadas a número de inscritos e visualizações. Haverá também como receber dinheiro com assinaturas pagas e de outras formas, como vendendo produtos.

YouTube de olho na concorrência

E tudo está, certamente, ligado à rivalidade da rede social com o TikTok. A plataforma chinesa ganhou uma popularidade gigantesca nos últimos anos, estimulando o YouTube a lançar o Shorts e o Instagram, da Meta, a lançar o Reels.

Segundo dados recentes do Google, o Shorts possui 1,5 bilhão de usuários mensais. E as ideias para melhorar ainda mais os números do produto de vídeos curtos do YouTube devem ir além, inclusive com novas maneiras de fazer girar dinheiro na plataforma com novidades em ferramentas de compras chegando no futuro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!