Lançada no dia 24 de novembro do ano passado, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) está poucos dias de atingir o seu alvo, um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, quase cinco vezes menor.

Ilustração mosta a espaçonave DART se aproximando de asteroide
Espaçonave DART, da NASA, foi projetada para desviar a órbita de um asteroide ao colidir com ele. Imagem: Robysot – Shutterstock

Gerenciada pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL), da Universidade John Hopkins, a missão é o primeiro teste da NASA que assume uma nova e audaciosa abordagem para defender a Terra de asteroides perigosos.

publicidade

De acordo com a agência, espera-se que na próxima segunda-feira (26), por volta das 20h15 (pelo horário de Brasília), a espaçonave colida com Dimorphos a aproximadamente 24.000 km/h, na tentativa de alterar a trajetória do corpo celeste.

Enquanto a espaçonave cruza o espaço rumo ao tão esperado encontro com seu alvo, o instrumento Didymos Reconnaissance e a Asteroid Camera for Optical navigation (DRACO) vem fazendo milhares de imagens de estrelas pelo caminho.

publicidade

As imagens dão à equipe do APL os dados necessários para suportar testes e ensaios contínuos de equipamentos em preparação para o impacto cinético da espaçonave em Dimorphos.

Como único instrumento na sonda DART, DRACO foi projetado para registrar imagens do sistema binário de asteroides. Ele também é responsável por suportar o sistema de orientação autônoma da espaçonave, chamado Smart Nav (Manobras Autônomas de Navegação em Tempo Real), de pequeno porte, que vai guiá-la para o impacto.

publicidade

Em duas ocasiões (1º de julho e 2 de agosto), a equipe de operações da missão apontou o instrumento DRACO para Júpiter, com o objetivo de testar o sistema Smart Nav. 

No teste, eles pretendiam usar DRACO para detectar e atingir a lua Europa, que emergia por trás de seu planeta-mãe, de maneira semelhante à qual a lua Dimorphos vai se separar visualmente do asteroide maior Didymos nas horas que antecederem a colisão. 

publicidade

Embora o teste obviamente não envolvesse DART colidindo com Júpiter ou suas luas, ele deu à equipe responsável pelo Smart Nav a chance de avaliar o desempenho do sistema em voo. Antes deste teste com Júpiter, o sistema só foi experimentado em simulações no solo.

Leia mais:

“Toda vez que fazemos um desses testes, ajustamos os displays, os tornamos um pouco melhores e um pouco mais responsivos ao que realmente procuraremos durante o evento real do terminal”, disse Peter Ericksen, engenheiro de software do Smart Nav na APL.

A espaçonave DART foi projetada para operar de forma totalmente autônoma durante a aproximação do terminal, e a equipe do Smart Nav estará monitorando como os objetos são rastreados na cena, incluindo suas intensidades, número de pixels e quão consistentemente eles estão sendo identificados. 

Ações corretivas usando contingências pré-planejadas só serão tomadas se houver desvios significativos e ameaçadores das expectativas de missão. Com Júpiter e suas luas, a equipe teve a chance de entender melhor como a intensidade e o número de pixels de objetos podem variar à medida que os alvos se movem através do detector.

A imagem abaixo — capturada quando a nave DART estava a aproximadamente 26 milhões de km da Terra, com Júpiter a aproximadamente 700 milhões de quilômetros de distância — é um composto cortado de uma imagem DRACO centrada em Júpiter tirada durante um desses testes Smart Nav. 

Um composto cortado de uma imagem DRACO centrada em Júpiter produzida durante um dos testes da Smart Nav. A sonda DART estava a aproximadamente 26 milhões de km da Terra quando a imagem foi feita, com Júpiter a aproximadamente 700 milhões de km da espaçonave. Créditos: NASA/Johns Hopkins APL

Dois trechos de brilho e contraste, feitos para otimizar Júpiter e suas luas, respectivamente, foram combinados para formar essa visão. Da esquerda para a direita, estão Ganimedes, Júpiter, Europa, Io e Calisto.

“Os testes de Júpiter nos deram a oportunidade para DRACO registrar algo em nosso próprio sistema solar”, disse Carolyn Ernst, cientista de instrumentos da DRACO na APL. “As imagens parecem fantásticas, e estamos entusiasmados com o que a DRACO revelará sobre Didymos e Dimorphos nas horas e minutos que antecedem o impacto”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!