Nesta segunda-feira (26), por volta das 20h15 (pelo horário de Brasília), a NASA vai chocar uma espaçonave contra um asteroide, e você poderá acompanhar tudo, ao vivo, junto com o Olhar Digital.

Lançada no dia 24 de novembro do ano passado, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) tem por objetivo atingir um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, quase cinco vezes menor.

publicidade
Gráfico 3D ilustra a missão DART, que vai impactar o asteroide Dimorphos para desviar sua órbita em um teste de redirecionamento. Imagem: Alejo Miranda – Shutterstock

Segundo a NASA, a espaçonave vai se chocar com Dimorphos a aproximadamente 24 mil km/h, na tentativa de alterar a trajetória do corpo celeste.

Gerenciada pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL), da Universidade John Hopkins, a missão é o primeiro teste da agência espacial norte-americana que assume essa nova e audaciosa técnica para defender a Terra de asteroides perigosos.

publicidade

Leia mais:

Então, não perca, logo após o Olhar Digital News, que começa às 19h30, a transmissão em tempo real deste evento sem precedentes, pelos nossos canais oficiais no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok

publicidade

Apresentadores da live, o editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, Lucas Soares, e nosso colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA),  membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da  Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), vão receber o coordenador internacional do Asteroid Day, Saulo Machado, como comentarista especial.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!