O robô bípede Cassie acaba de entrar para o Guinness como o mais rápido a percorrer 100 m em sua categoria. Ele percorreu o trecho em apenas 24,73 segundos, a uma velocidade média de 14 km/h.

Cassie, porém, ainda não é uma ameaça aos atuais detentores do recorde entre os humanos. Usain Bolt detém o feito entre os homens (9,58 segundos) e Florence Griffith-Joyner entre as mulheres (10,49 segundos).

Leia mais:

“Este pode ser o primeiro robô bípede a aprender a correr, mas não será o último”, disse o professor de robótica da Universidade do Oregon, nos EUA, Jonathan Hurst. “Creio que o progresso acelerará a partir de agora.”

publicidade

Cassie foi criada pelos engenheiros da Universidade do Oregon e fabricada pela Agility Robotics, spinout da universidade.

A Agility usa a tecnologia bípede desenvolvida para Cassie para alimentar seu robô de pernas Digit, que não só é capaz de andar e subir escadas, mas também possui braços rudimentares para pegar e carregar pequenos pacotes.

Há robôs de pernas mais rápidos

Cassie não é o robô de pernas mais rápido que existe. WildCat, protótipo quadrúpede volumoso desenvolvido pela Boston Dynamics, era capaz de atingir velocidades de 30,5 km/h, enquanto o Mini Cheetah de quatro patas do MIT pode correr na mesma velocidade do Cassie.

Também existem designs atípicos, como o OutRunner, que não usa pernas articuladas, mas raios semelhantes a rodas para atingir velocidades impressionantemente estáveis ​​de 32 km/h.

Cassie é diferente porque é bípede – design que tem vantagens particulares ao permitir que robôs percorram espaços projetados para humanos.

Os criadores de Cassie dizem que correr não foi a parte mais difícil do desafio, mas fazer o robô começar e parar. “Começar e parar em pé é mais difícil do que a parte de corrida, semelhante a como decolar e pousar são mais difíceis do que realmente pilotar um avião”, disse Alan Fern, professor da unversidade.

Cassie também correu o desafio “às cegas”. Ele não é autônomo e não possui sensores externos, então teve que ser dirigido por um humano, como um carro controlado remotamente. Cassie já correu 5 km, embora em um ritmo muito mais lento, levando 53 minutos para completar a distância.

Com informações de The Verge

Imagem destacada: Reprodução/YouTube

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!