Prestes a fazer seu segundo lançamento espacial tripulado, na próxima terça-feira (12), a Blue Origin é oficialmente detentora de quatro recordes mundiais, anunciados pelo Guinness World Records na última sexta-feira (1). As marcas foram alcançadas durante o primeiro voo com passageiros, que aconteceu em julho.
De acordo com o site Space, a Blue Origin entrou para o Guinness por levar a pessoa mais velha e a pessoa mais nova ao espaço, ser a primeira a transportar com dois irmãos ao mesmo tempo e também a primeira a transportar clientes pagantes, inaugurando uma categoria que vem sendo chamada de “turismo espacial”.
Wally Funk, de 82 anos, quebrou o recorde anteriormente pertencente ao astronauta da Nasa John Glenn, que tinha 77 anos quando voou para o espaço em outubro de 1998 como membro da missão STS-95, a bordo do ônibus espacial Discovery.
No entanto, Funk será superada em breve. Isso porque o voo da semana que vem contará com o ator William Shatner, que tem 90 anos, a bordo conhecido por interpretar o Capitão James T. Kirk, da saga Star Trek (Jornada nas Estrelas).
Leia mais:
- Entenda por que Jeff Bezos não é considerado astronauta
- Empresa chinesa de turismo suborbital apresenta foguete semelhante a veículos da SpaceX e da Blue Origin
- Funcionários da Blue Origin acham foguetes da empresa inseguros e não voariam neles
Muito além do Guinness Book, uma conquista pessoal para cada um
De qualquer forma, o voo que fez pela Blue Origin marca um recorde pessoal para a octogenária astronauta: ela finalmente alcançou seu objetivo de voar para o espaço.
Na outra ponta dos recordes etários está o estudante universitário holandês Oliver Daemen, que tinha 18 anos na época, entrando para o Guinness como o tripulante espacial mais jovem da história. É dele também o registro de ter sido o primeiro cliente pagante a voar em uma espaçonave suborbital.
A Blue Origin havia leiloado o quarto assento, que foi conquistado por um licitante anônimo que pagou US$28 milhões pela oportunidade. No entanto, devido a um conflito de agenda, o vencedor ficou de fora (e deverá fazer parte de uma tripulação futura). Foi aí que o pai de Oliver, Joes Daemen, que é o CEO de uma empresa de private equity na Holanda, a Somerset Capital Partners, garantiu a vaga do filho.
Outro recorde estabelecido pela Blue Origin com aquele primeiro voo foi o de lançar os primeiros irmãos juntos ao espaço, com o CEO da empresa Jeff Bezos e seu irmão mais novo, Mark. “Desde os cinco anos de idade, sonho em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, farei essa viagem com meu irmão. A maior aventura, com meu melhor amigo”, escreveu Jeff no Instagram alguns dias antes do embarque.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!