Olhar Espacial convida você para uma “espiadinha” em Júpiter, que está no melhor momento de observação

Flavia Correia30/09/2022 08h30, atualizada em 30/09/2022 09h17
Jupiter-Terra-Sol
Júpiter estará do lado oposto do Sol em relação à Terra no próximo domingo (25), momento em que ficará à menor distância do nosso planeta dos últimos 59 anos. Imagem: Starwalk Space
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes). No último domingo (25), quem estava nessa fase era Júpiter, e com um detalhe muito especial: esta foi a maior aproximação entre o gigante gasoso e o nosso planeta no século 21!

Júpiter está em oposição, momento mais oportuno para os observadores contemplarem o gigante gasoso e algumas de suas 79 luas. Imagem: Dotted Yeti – Shutterstock

Na ocasião, Júpiter chegou a “somente” 590,3 milhões de km daqui, a menor distância nos últimos 59 anos. Embora o momento exato desse fenômeno tenha acontecido no início da semana, ele ainda continua por “perto”, já que a distância entre os planetas praticamente não se altera nos dias próximos à oposição. 

Aproveitando essa passagem próxima de Júpiter, o Olhar Espacial desta sexta-feira (30) vai receber o químico industrial, professor de Química e astrônomo amador Geovandro Hércules de Souza Nobre para um bate-papo sobre o planeta – além da exibição de imagens ao vivo do astro, que estará a menos de 592 milhões de km da Terra, apenas 0,3% mais distante do que estava no domingo.  

Astrônomo amador desde os seis anos de idade, Geovandro Nobre é o convidado da semana do programa Olhar Espacial. Imagem: Arquivo Pessoal

Nesta noite, a face visível do planeta estará completamente iluminada pelo Sol, brilhando em uma magnitude de cerca de -3 (para efeito de comparação, Vênus brilha a -5 e a lua cheia a -13). 

As imagens serão captadas pelo Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU), em Manaus, primeiro observatório astronômico do Amazonas, fundado por Geovandro, que faz transmissões semanais de imagens do espaço e fenômenos astronômicos em seu canal no Youtube.

Leia mais:

Durante o programa, serão abordadas algumas curiosidades sobre Júpiter e suas luas, além das missões espaciais do passado, do presente e do futuro dedicadas ao maior planeta do Sistema Solar. 

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.