Nesta quinta-feira (29), algumas mensagens trocadas entre Elon Musk e um dos fundadores do Twitter, Jack Dorsey, além do CEO, Parag Agrawal, vieram à público.

As mensagens foram reveladas em processo judicial travado entre Musk e Twitter.

Leia mais:

Nelas, é possível perceber como o negócio “esfriou”, além de indicar o momento em que o dono da Tesla diz a Agrawal que quer adquirir o Twitter e torná-lo privado, em vez de se juntar ao conselho. Agrawal ainda confrontou Musk sobre um tweet de 9 de abril questionando se “o Twitter está morrendo”. Confira:

publicidade

Agrawal para Musk: “Você é livre para twittar ‘o Twitter está morrendo?’ ou qualquer outra coisa sobre o Twitter – mas é minha responsabilidade dizer a você que isso não está me ajudando a melhorar o Twitter no contexto atual. Da próxima vez que falarmos, gostaria que você fornecesse uma perspectiva sobre o nível da distração interna agora e como isso está prejudicando nossa capacidade de trabalhar. Espero que a AMA ajude as pessoas a conhecê-lo, a entender por que você acredita no Twitter e a confiar em você – e gostaria que a empresa chegasse a um ponto em que somos mais resilientes e não nos distraímos, mas não estão lá agora.”

Musk respondeu no minuto seguinte: “O que você fez essa semana? Não irei participar do conselho. Isso é uma perda de tempo. Farei uma oferta para tornar o Twitter privado.”

O presidente do conselho do Twitter, Bret Taylor, seguiu com Musk alguns minutos depois, pedindo para falar. “Corrigir o Twitter conversando com Parag não vai funcionar”, diz Musk a Taylor. “É necessária ação drástica. Isso é difícil de fazer como empresa pública, pois a eliminação de usuários falsos fará com que os números pareçam terríveis, portanto, a reestruturação deve ser feita como empresa privada. Esta é a opinião de Jack também.”

Foto do CEO do Twitter, Jack Dorsey
Jack Dorsey, Cofundador do Twitter (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

As mensagens também mostram vislumbre da relação entre Dorsey e Musk. Dorsey disse publicamente que “Elon é a solução singular em que confio”, mas não comentou mais desde que Musk processou o Twitter em tentativa de cancelar a aquisição.

Mas nas mensagens recém-divulgadas, fica claro que Dorsey queria que Musk assumisse papel ativo no Twitter por algum tempo. Dorsey diz a Musk que queria que ele se juntasse ao conselho de administração do Twitter muito antes do dono da SpaceX adquirir grande participação na empresa.

“Quando o ativista entrou, tentei o meu melhor para colocar você em nosso conselho, mas eles disseram que não. Foi nessa época que decidi que precisava trabalhar para sair, por mais difícil que fosse para mim”, disse Dorsey.

“Acho que a principal razão é que o conselho é super avesso ao risco e viu que adicioná-lo seria mais risco, o que achei completamente estúpido e retrógrado, mas eu só tinha um voto e 3% da empresa e nenhuma ação de classe dupla. Configuração difícil. Podemos discutir mais.”

Dorsey parecia estar se referindo à Elliott Management, o investidor ativista que tentou expulsá-lo no início de 2020. Essa conversa ocorreu no final de março, depois que Musk adquiriu participação multibilionária no Twitter, mas antes que sua participação fosse tornada pública.

Parag Agrawal
Parag Agrawal, CEO do Twitter (Imagem: Twitter)

Ele e Dorsey também discutiram a crença do cofundador do Twitter de que a rede social “não pode ser uma empresa”.

“Acredito que (o Twitter) deve ser protocolo de código aberto, financiado por espécie de fundação que não possui o protocolo, apenas o promove. Um pouco como o Signal fez. Não pode ter modelo de publicidade. Caso contrário, você tem área de superfície que governos e anunciantes tentarão influenciar e controlar. Se tiver entidade centralizada por trás, será atacado. Este não é trabalho complicado, só precisa ser feito da maneira certa para que seja resiliente ao que aconteceu com o Twitter”, disse Dorsey a Musk.

Elon respondeu que a ideia é “superinteressante” e que “vale a pena tentar mover o Twitter em direção melhor e fazer algo novo que seja descentralizado”. No mês seguinte, Dorsey também tentou mediar as coisas entre Musk e Agrawal, à certa altura conseguindo uma ligação entre os três.

“Você e eu estamos de acordo”, Musk diz a Dorsey. “Parag está se movendo muito devagar e tentando agradar as pessoas que não serão felizes, não importa o que ele faça.”

“Pelo menos ficou claro que vocês não podem trabalhar juntos”, Dorsey respondeu mais tarde. “Isso foi esclarecedor.”

Com informações de Engadget

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!