Inaugurada em 2019, a torre solar de Ashalim é uma das estruturas mais altas de Israel e no meio do deserto produz energia para milhares de habitantes. Conhecida como “Olho de Sauron”, essa enorme construção leva o apelido inspirado em “Senhor dos Anéis”, também por conta de seu tamanho, mas principalmente de seu brilho intenso.

A torre solar é tão brilhante que olhar diretamente para ela pode ser perigoso para a visão. No entanto, seus quase 245 metros de comprimento a tornam um alvo fácil, que consegue ser visto de qualquer parte da pequena cidade e até mesmo do espaço. O complexo solar de Ashalim é um dos maiores do mundo e fica no meio do gigante deserto de Negev. A torre, claro, é a principal atração, mas outros milhares de painéis também compõem o cenário.

Uma matéria do The New York Times revela esse incrível gerador, que, apesar de sua beleza,  é alvo de muita polêmica. Mesmo sendo uma fonte de energia limpa, os custos da obra, os atrasos e o fato de muitos especialistas considerarem sua tecnologia obsoleta faz com que esse gigante gerador de energia receba críticas. 

Desativada durante a noite, a torre solar gera energia para abastecer milhares de famílias. O sol refletido aqueça a água e a transforma em vapor, o processo faz com que as nuvens de vapor sejam canalizadas para o nível do solo, girando as turbinas para gerar eletricidade.

publicidade
Torre solar de Ashalim
Torre solar de Ashalim (Imagem: Divulgação Megalim Solar Power)

Torre solar de Ashalim divide opiniões

Segundo a reportagem, a torre solar também foi alvo de suspeitas e até mesmo boatos mentirosos, como de que a luz refletida causasse câncer ou de que fosse explodir. Felizmente nada disso é verdadeiro. Isso não impediu, no entanto, que muitos criticassem a proximidade da obra com a cidade, que acaba atrapalhando a paisagem. 

Leia mais:

Mas a principal polêmica é pelo custo da energia produzida pela torre. O projeto custou milhares de dólares, financiados pela Megalim Solar Power, consórcio multinacional que construiu e administra a usina. Existem cerca de 25 torres desse tipo no mundo, mas apenas uma, localizada nos Emirados Árabes, é maior que a de Ashalim.

Torre solar de Ashalim
Torre solar de Ashalim (Imagem: Divulgação Megalim Solar Power)

A Megalim custou US$ 800 milhões e, em troca, o governo prometeu comprar a eletricidade da torre a uma taxa de cerca de 23 centavos de dólar por quilowatt-hora. Isso faz com que a energia produzida no local, apesar de verde, seja mais cara do que outras fontes solares. 

No geral, apesar das polêmicas, a torre de Ashalim acabou se tornando motivo de orgulho para os moradores do local, que viram a pequena vila ser colocada no noticiário e aparecer no mapa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!