Navio drone da SpaceX captura momento em que nave sobe em forma de “água-viva”

Por Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 12/10/2022 09h33, atualizada em 13/10/2022 14h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Spacex terminou uma maratona com o terceiro lançamento de um Falcon 9 em pouco mais de três dias e, como de costume, os lançamentos renderam imagens impressionantes. Em um dos flagrantes, o navio drone da empresa flagrou o momento em que o foguete sobe cortando o céu em um formato apelidado de “jellyfish” (água-viva em tradução direta).

O lançamento ocorreu às 19h05 (horário local) do último sábado (8). Precisamente cinco minutos após o pôr do sol, o que rendeu a imagem impressionante. Contra o céu escurecendo, as plumas de exaustão produzidas pelo booster e estágio superior do Falcon 9 se iluminaram como um sinal de neon, produzindo o formato inusitado.

Outro destaque das imagens é o navio drone da SpaceX, batizado de A Shortfall of Gravitas. O veículo estava estacionado no Oceano Atlântico a cerca de 650 quilômetros da costa da Flórida. O equipamento possui uma câmera normalmente usada para capturar imagens ao vivo de foguetes Falcon pousando no convés do ASOG. Nesse caso, ela foi apontada na direção perfeita para capturar a decolagem de um ângulo único.

O lançamento foi para implantar em órbita os satélites de comunicações geoestacionários Galaxy 33 e Galaxy 34 da Intelsat. Ambos os satélites fornecerão serviço de TV via satélite em todos os Estados Unidos.

SpaceX com 100 lançamentos em 2023

Durante todo o ano de 2021, a SpaceX fez 31 lançamentos espaciais. A projeção para 2022, anunciada em janeiro, era de elevar esse número para 52. Considerando que estamos em outubro e a empresa já passou das 40 missões orbitais até agora, é possível que as estimativas sejam superadas.

Para 2023, a SpaceX pretende aumentar ainda mais sua já impressionante cadência de lançamentos. Eric Berger, do site Ars Technica, tuitou na quarta-feira (31) que “ouviu dizer” que o objetivo é lançar 100 missões no próximo ano — ao que o fundador e CEO da empresa, Elon Musk, respondeu prontamente, confirmando os rumores.

Muitas dessas próximas missões provavelmente lançarão grandes lotes de satélites para a megaconstelação de internet banda larga Starlink. Afinal, 25 dos 39 lançamentos da SpaceX este ano foram voos dedicados ao serviço, levando uma média de 50 satélites para órbita por vez.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.