A missão Artemis 1 tem finalmente uma nova previsão de lançamento. Após ter as duas primeiras tentativas adiadas por problemas técnicos e uma terceira cancelada devido a passagem do furacão Ian pela Flórida, a NASA agora trabalha com a possibilidade de lançar a espaçonave rumo à Lua no próximo dia 14 de novembro.

O prazo é bastante elástico, daqui a mais de um mês, e ocorre justamente pela necessidade de colocar novamente o foguete SLS (sistema de lançamento espacial) de volta na plataforma e de fazer mais testes. Quando a última tentativa do dia 3 de outubro foi cancelada, a agência já havia realizado de forma bem-sucedida os testes finais. Mas com a desmontagem da torre, cujo tamanho equivale a um prédio de 30 andares, muitos desses procedimentos vão precisar ser refeitos.

publicidade

O prazo distante também é uma forma da NASA dar mais tempo para suas equipes se prepararem. Nas tentativas frustradas houve muita pressão em cima dos engenheiros por conta dos problemas técnicos encontrados de última hora que causaram a interrupção da contagem regressiva, entre eles um vazamento de hidrogênio e um problema na manta térmica que reveste o foguete. 

A nova janela de lançamento possui 69 minutos e abre às 13h07 (horário de Brasília) do dia 14 de novembro, uma segunda-feira. A NASA reservou ainda oportunidades de lançamento de backup para quarta-feira, 16 de novembro, às 2h04 e sábado, 19 de novembro, às 2h45, ambas as janelas de duas horas para lançamento. O foguete deve voltar à plataforma no próximo dia 4 de novembro para mais testes e ficar lá até o lançamento.

publicidade

“Inspeções e análises na semana anterior confirmaram que é necessário um trabalho mínimo para preparar o foguete e a espaçonave para serem lançados na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após a reversão devido ao furacão Ian.  As equipes realizarão manutenção padrão para reparar pequenos danos à espuma e cortiça no sistema de proteção térmica e recarregar ou substituir as baterias do foguete, várias cargas secundárias e o sistema de terminação de voo”, diz um trecho da nota divulgada pela NASA.

A Superlua de Morango atrás do foguete da missão lunar Artemis 1, em 14 de junho de 2022. Imagem: NASA/Ben Smegelsky

Missão Artemis 1 à Lua: entenda

A missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS).

publicidade

Leia mais:

Se bem-sucedida, a missão vai abrir portas para que a Artemis 2 leve astronautas para orbitar a Lua em 2024. E posteriormente, em 2025 ou 2026, durante a Artemis 3, dar a oportunidade aos humanos de pisar no solo lunar novamente.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!