No TikTok, um grande fenômeno de vídeos sobre normas sociais está chamando a atenção de alguns usuários pelas redes sociais. Nesses tipos de conteúdos, os criadores apresentam uma captura de tela e tentam passar uma “lista de regras” envolvendo etiquetas sociais.

Com novos canais de interações sociais, há cada vez mais situações inusitadas nas redes. Pensando nisso, a influenciadora Eli Rallo, de 24 anos, começou a postar conteúdos de “regras” no TikTok. Conhecida como @thejarr no aplicativo, a criadora compartilhou vídeos como “regras para um primeiro encontro” e “regras para gostar um pouco mais de si mesmo”.

publicidade
Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

A influenciadora ganhou fama pelo TikTok e já soma mais de 569.000 seguidores na plataforma, ao realizar vídeos de regras sobre diversos assuntos. Segundo ela, a repercussão foi tão grande ao ponto dos conteúdos serem sobre “praticamente qualquer coisa” que envolva normas sociais.

“A pandemia mudou nossas vidas de tantas maneiras diferentes e descobri que a estrutura e as maneiras de melhorar um dia ruim podem realmente mudar sua vida”, comentou Rallo ao site Mashable. “Quando estávamos passando por tanta perdas e isolamento, a ideia de estrutura divertida que não parecia apenas isso é o que você tem que fazer para tornar sua vida melhor. Isso ressoou com as pessoas”, acrescentou.

Assim como Rallo, a assistente pessoal Kel McCall, de 27 anos, publica vídeos de regras no TikTok. Para ela, a criação de conteúdo no aplicativo a ajudou em questões sobre mulheres que anteriormente ela procurava sem sucesso em outros locais da internet, como o Reddit e o Twitter. Ambas as influenciadoras indicam que a intenção dos vídeos é influenciar as pessoas a se sentirem bem como elas mesmas.

“Vídeos de regras apontam para uma incerteza muito profunda sobre o que é certo ou errado nesses espaços e como se conectar com os outros”, afirmou Zoetanya Sujon, diretora do programa de comunicação e mídia da London College of Communication. “Isso pode ser em parte devido à superestimulação online, mas também pode ser em razão desse ritmo acelerado de troca relacional e às formas pelas quais isso pode tornar as pessoas um pouco socialmente ‘tontas’ e sobrecarregadas de relacionamento”, completou.

Reprodução/kelmccall

Nesse sentido, a matéria do Mashable aponta que os limites entre a vida offline e online vão desaparecendo e muitas pessoas que assistem esses vídeos podem se sentir inseguras, questionando a ambiguidade de uma amizade ou outra relação social. Segundo o texto, “vídeos de regras oferecem uma ‘solução’ para a incerteza e estimulam o desejo de monitorar o comportamento de outras pessoas”.

De acordo com Zoetanya Sujon, os vídeos de regras do TikTok podem ser contextualizados ao lado dos guias de etiqueta social que foram reproduzidos na sociedade. Basicamente, os conteúdos do aplicativo poderiam ser vistos como a etiqueta social da atual era.

 “Guias de etiqueta e guias de boas maneiras articulam coisas que muitas vezes podemos dar como certas, mas as pessoas que as estão escrevendo estão indicando que elas não são necessariamente tomadas como certas, e é por isso que eu acho que eles estão saindo em momentos de incerteza ao redor, o que significa ser um amigo” disse Sujon. “Guias de etiqueta e boas maneiras são muitas vezes sobre controle social e reivindicação de espaço”, complementou.

Leia mais:

Com isso, alguns vídeos do TikTok estão tomando uma tendência contrária, com conteúdos satíricos que utilizam o sarcasmo em relação aos vídeos de regras do aplicativo. É o caso, do influenciador Dan Hentschel, de 26 anos, que afirmou ser um criador “entre o lugar da sátira e da verdade”.

Apesar de ir contra a tendência de vídeos de regras no TikTok, Hentschel entende o sucesso que o conteúdo faz pelo aplicativo. “Existem pessoas que lutam com ansiedade social ou apenas enfrentam dificuldade com dicas sociais. Sempre há um desejo de que houvesse um livro de regras – parece que todo mundo está seguindo um livro de regras”, disse ele.

O TikTok obteve um crescimento considerável nos últimos anos e se tornou uma das grandes redes sociais do mercado. Recentemente, o aplicativo chinês ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente.

Informações via Mashable

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!