Covid-19: Idade avançada é principal fator de risco de mortalidade

Rodrigo Mozelli26/10/2022 22h43, atualizada em 26/10/2022 22h56
covid-19 transmissão
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo realizado na Espanha atestou que que a idade é o principal fator de risco para mortalidade por Covid-19. Foram estudados 1.246 pacientes com idade média de 65 anos.

A pneumologista Irene Nieto, principal autora do estudo e membro da Separ (Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica), responsável pela pesquisa, explicou que o objetivo foi identificar os fatores que podem prever pacientes com risco mais elevado de morrer por Covid-19.

Leia mais:

Nieto afirmou que o nível de risco de pessoas com Covid-19, que pode se manifestar de forma leve, moderada ou severa, é essencial para poder encaminhar os infectados para terem mais cuidados mais apropriados em função da evolução e da gravidade, como unidades de cuidados respiratórios.

Os pesquisadores descobriram que 168 pacientes (13% da amostra) morreram durante sua entrada no hospital e que a maioria delas foi de adultos mais velhos.

Dessa forma, foi possível concluir que a idade avançada é o fator de maior risco de mortalidade de infectados pela Covid-19, sugere o estudo, mesmo que reagentes e tipo de células do sangue também sejam fatores relevantes.

“As descobertas podem ser muito úteis para supervisionar pacientes infectados com a doença e dirigi-los aos cuidados apropriados”, indicou Nieto.

Com informações de Agência Brasil

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: