Segredo para economizar combustível no ar pode estar no mar; entenda

Película que imita pele de tubarão promete economizar combustível e reduzir as emissões de CO₂
Por Gabriel Sérvio, editado por Acsa Gomes 07/11/2022 18h13, atualizada em 09/11/2022 14h26
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Um Boeing 777 operado pela Swiss International Air Lines (SWISS) decolou pela primeira vez em um voo de passageiros usando uma novidade criada pela petroquímica BASF em parceria com a Lufthansa Technink, o braço de manutenção da companhia aérea alemã.

Se trata de uma fina película chamada de ‘AeroSHARK’. Basicamente, esse filme otimiza o fluxo de ar que percorre a fuselagem, reduzindo a resistência aerodinâmica. As simulações indicam um potencial de economia de combustível acima de 1%. Parece pouco, no entanto, no acumulado anual a diferença é relevante.

O segredo são ranhuras que imitam a pele de um tubarão. Cerca de 950 metros quadrados foram usados na fuselagem do avião.

Um laser produz ranhuras microscópicas no filme transparente. Imagem: BASF/Divulgação

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Quase invisível, o material também é leve (180 g por metro quadrado) e resistente à variação de temperatura. Sua estrutura de nervuras microscópicas também reduz em cerca de 1% as emissões de CO₂.

Para o Boeing 777-300ER da SWISS, isso equivale a uma economia de 400 toneladas de querosene e mais de 1.200 toneladas a menos de dióxido de carbono na atmosfera por ano.

Um Boeing 777 operado pela SWISS decolou pela primeira vez em um voo de passageiros usando uma película criada pela BASF em parceria com a Lufthansa Technink.
Primeiro Boeing 777 com parte da fuselagem coberta pela película AeroSHARK. Imagem: SWISS International Air Lines/Reto Hoffmann/Divulgação

A modificação do avião começou em agosto. Assim que o potencial de economia for validado em voo reais, uma implantação em grande escala está planejada para as aeronaves da SWISS e Lufthansa. 

Quando todos os onze 777 da Lufthansa Cargo e doze da SWISS receberem a modificação, é calculado que a pegada de carbono do Grupo Lufthansa diminuirá em mais de 25.000 toneladas por ano. 

Imagem principal: SWISS International Air Lines/Reto Hoffmann/Divulgação

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.