Astronautas no espaço podem votar nas eleições?

Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 08/11/2022 20h53
astronauta-espaco-prontos-socorros
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você já se perguntou se astronautas podem votar no espaço, saiba que a resposta é sim! As eleições são responsáveis pela escolha dos líderes de um país, portanto a participação de toda população é super importante e isso não muda se você está no planeta Terra ou não. As eleições para o legislativo dos Estados Unidos aconteceram nesta terça-feira (08), e os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) puderam participar da votação.

Os americanos Josh Cassada, Nicole Mann e Frank Rubio, que encontram-se em órbita atualmente, possuem o direito de votar amparados por uma lei de 1997 do estado do Texas, nos Estados Unidos. Kate Rubins, que esteve na estação em 2020, contou em um vídeo de perguntas e respostas da NASA, também de 2020, como o processo funciona.

Entenda como funciona as eleições no espaço

Kate explicou que antes de ir para o espaço ele precisou preencher um formulário, o Federal Postcard Application (FPCA), que é usado por pessoas que estão no exterior durante uma eleição, só que no caso dos astronautas o endereço é  “órbita baixa da Terra”. A maioria deles, que optam por participar das eleições, votam como residentes do Texas. Antes de irem para a órbita, eles precisam se mudar para o estado para realizar treinamentos antes da missão.

Leia Mais!

Ainda é necessário realizar testes para saber se é possível preencher a cédula de votação do espaço. Um funcionário do condado envia uma cédula para o Centro Espacial de Johnson, em Houston, para a NASA realizar os testes. Caso passe, ela é criptografada e enviada para a ISS junto com credenciais para garantir a sua abertura com segurança. Na hora de votar é bastante parecido com as pessoas em solo, o astronauta preenche a cédula eletronicamente e a reenvia para o funcionário do condado por e-mail que só ele pode abrir. 

Para que o voto seja válido, o astronauta precisa enviar seu voto até o horário que as pessoas na Terra precisam enviá-lo. Kate, que participou das eleições em 2016 e 2020 do espaço, contou que até improvisou uma cabine de votação, mesmo não sendo necessário.  “É uma área privada na estação espacial e parece que seria do tamanho certo para uma cabine de votação em casa.”, disse ela no vídeo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.