Durante a abertura da COP 27, que aconteceu no último domingo (6), no Egito, a Organização Meteorológica Mundial informou que os últimos oito anos compuseram o período mais quente já registrado na história. Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que as ações para reverter essa situação precisam ser “ambiciosas e credíveis”.

A 27ª Conferência do Clima da ONU é o maior evento do tipo, em relevância global, e reúne diversos chefes de estados, cientistas, diplomatas e ativistas para discutir e propor soluções que enfrentem o aquecimento global e contenham as mudanças climáticas decorrentes do aumento da temperatura da Terra. Na edição deste ano, a COP 27 contará com a participação de jovens periféricos do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará, além da presença do presidente eleito, Lula.

publicidade

Leia mais:

De acordo com os cientistas, a cada décimo de grau de aumento na temperatura do planeta, as chances de eventos climáticos extremos acontecerem também são elevadas. Cabe destacar que a temperatura da Terra já é 1,15ºC mais elevada em comparação com o período pré-industrial. Então, inundações, ciclones e furacões serão cada vez mais frequentes em um planeta mais quente, fatores que os integrantes da COP 27 precisam ficar atentos.

publicidade
astronauta-onu-mudancas-climaticas
Imagem: Ilustração da Terra afundando em água e coberta de gases e fumaça. Créditos: Wetzkaz Graphics/Shutterstock

Alguns efeitos como o aumento nos níveis dos oceanos já são percebidos. Segundo as medições, desde janeiro de 2022, 10 milímetros foram adicionados aos mares, uma elevação de 10% comparado às medições feitas dos últimos 30 anos. A tendência é que este ano seja um dos mais quentes, graças ao fenômeno oceânico La Niña. Medidas urgentes precisam ser discutidas e estabelecidas durante a conferência para que os eventos climáticos potencialmente catastróficos possam ser contidos pelos países.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!