A Porsche revelou esta semana uma série especial e inusitada do 911, um dos esportivos mais desejados do mundo. O nome é bem sugestivo: ‘911 Dakar‘. O visual também entrega logo de cara que o carro foi adaptado para rodar fora da estrada.

O modelo celebra o ano em que a marca alemã venceu o famoso rali Paris-Dakar em 1984. A pintura em azul e branco, inclusive, remete ao 911 original (que aparece ao fundo perto do irmão mais novo na imagem abaixo).

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Porsche 911 Dakar. Imagem: Porsche/Divulgação

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A lista de mudanças se comparado ao 911 tradicional é extensa. Começando pelos pneus, por exemplo, feitos sob medida pela Pirelli. A distância do assoalho do caro ao solo também mudou.

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Por padrão, o 911 Dakar fica a 16,1 cm do chão, cinco a mais que um 911 Carrera. O modo ‘lift’ é um recurso que permite subir ainda mais 3 cm para enfrentar terrenos difíceis. A velocidade máxima, nesse caso, fica limitada a 170 km/h.

Novo 911 ficou mais alto para rodar na terra. Imagem: Porsche/Divulgação

No visual, o carro ganhou um novo para-choque que oferece entradas de ar maiores, um capô com saídas de ar e ganchos de reboque. Na parte traseira, também há um novo para-choque, um difusor de ar e um spoiler feito de fibra de carbono.

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Porsche com rack de teto?

Outro destaque é a presença do rack de teto. O acessório pode ser equipado com luzes auxiliares, possui tomada de 12 V e permite carregar até 42 kg de bagagem (considerando que o porta-malas do 911 é na frente e possui pouco mais de 130 litros de capacidade, é até uma boa ideia).

Imagem: Porsche/Divulgação

O motor é mesmo usado no Porsche 911 GTS: o 3.0 Boxer Turbo com 480 cavalos, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir 240 km/h de velocidade máxima. Já o câmbio, é o automático de oito marchas.

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A tração também é integral, um aliado importante na hora de andar na lama, por exemplo.

A edição especial do Porsche 911 sairá por 222 mil euros na Alemanha, cerca de R$ 1,2 milhão em conversão direta. Serão apenas 2.500 unidades produzidas.

Segundo a Quatro Rodas, se o modelo desembarcar no Brasil ficará posicionado acima do 911 Turbo S, podendo passar de R$ 1,7 milhão.

Vale lembrar que a montadora também está apostando as suas fichas nos carros elétricos, com a linha Taycan. O modelo GTS, o mais poderoso e com mais alcance, passou por uma bateria de testes aqui no Olhar Digital.

Imagem principal: Porsche/Divulgação

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