O Prius é um conhecido de longa data do mercado. Com 25 anos de estrada, o modelo da Toyota acabou virando referência quando o assunto são os carros híbridos. Esta semana, a gigante japonesa apresentou a quinta geração do veículo, que chega repaginado e repleto de novidades.
Logo de cara, o Prius PHEV (híbrido plug-in), ou seja, que também pode ser carregado direto na tomada, traz um sistema inovador. O carro vem de fábrica com uma placa solar que promete oferecer até 1.250 km de autonomia por ano.
Veja também:
- Carro elétrico com banco feito de vegetais é revelado no LA Auto Show 2022
- Carro elétrico com bateria ‘infinita’? Saiba mais sobre o modelo
- E agora, Tesla? Relatório comprova que Autopilot causa acidentes
- Vídeo: hipercarro elétrico mais rápido do mundo atinge um terço da velocidade do som
Como funciona o carregamento solar?
Segundo a Toyota, o sistema funciona sozinho quando o carro está estacionado, convertendo a radiação solar captada pelo painel instalado no teto em energia para as baterias.
![Toyota Prius.](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/11/toyota-prius-2-1024x576.jpg)
Apesar de não sofrer mudanças tão radicais desde 2015, alguns elementos que também se tornaram marca registrada do carro continuam aqui. Um deles é o vidro traseiro mais alongado, que fica integrado na tampa do porta-malas.
Já as lanternas e faróis foram redesenhados do zero, bem como o para-choque, que ficou com um visual mais limpo. Essa nova linguagem de design também será aplicada em outros modelos da marca nos próximos anos.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/11/toyota-prius-4-1024x576.jpg)
O novo Prius também sofreu mudanças na sua arquitetura, com centro de gravidade mais baixo e rodas maiores. O modelo híbrido convencional será vendido em duas configurações: a mais potente terá um motor a combustão 2.0 e 193 cv de potência combinada, considerando o “empurrão” do motor elétrico. A segunda variante terá motor 1.8 ainda sem potência revelada.
O Prius mais apimentado e esportivo será o PHEV, com potência combinada de 223 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Segundo a Toyota, os aprimoramentos na bateria do carro oferecem 50% mais autonomia guiando no modo elétrico, algo em torno de 75 km contra os 50 km da versão anterior.
![Novo interior do Prius.](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/11/toyota-prius-3-1024x576.jpg)
Passando para o interior, as alterações também foram radicais, com um quadro de instrumentos digital de 7″ e uma central multimídia generosa de 12,3″ no console, compatível com atualização remota de software.
O novo Prius chega ao Japão apenas no segundo trimestre de 2023, partindo para outras mercados em seguida. A boa notícia é que o Brasil está praticamente confirmado na lista. Segundo as informações do Insideevs, os executivos da empresa confirmaram que importação do Prius, interrompida em 2021, volta justamente no próximo ano.
Por fim, o preço e demais detalhes técnicos do carro ainda não foram divulgados pela Toyota.
Imagem principal: Toyota/Divulgação
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!