O Prius é um conhecido de longa data do mercado. Com 25 anos de estrada, o modelo da Toyota acabou virando referência quando o assunto são os carros híbridos. Esta semana, a gigante japonesa apresentou a quinta geração do veículo, que chega repaginado e repleto de novidades.

Logo de cara, o Prius PHEV (híbrido plug-in), ou seja, que também pode ser carregado direto na tomada, traz um sistema inovador. O carro vem de fábrica com uma placa solar que promete oferecer até 1.250 km de autonomia por ano. 

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Como funciona o carregamento solar?

Segundo a Toyota, o sistema funciona sozinho quando o carro está estacionado, convertendo a radiação solar captada pelo painel instalado no teto em energia para as baterias.

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Toyota Prius.
Painel solar vem instalado de fábrica no teto do Toyota Prius PHEV. Imagem: Toyota/Divulgação

Apesar de não sofrer mudanças tão radicais desde 2015, alguns elementos que também se tornaram marca registrada do carro continuam aqui. Um deles é o vidro traseiro mais alongado, que fica integrado na tampa do porta-malas.

Já as lanternas e faróis foram redesenhados do zero, bem como o para-choque, que ficou com um visual mais limpo. Essa nova linguagem de design também será aplicada em outros modelos da marca nos próximos anos.

Imagem: Toyota/Divulgação

O novo Prius também sofreu mudanças na sua arquitetura, com centro de gravidade mais baixo e rodas maiores. O modelo híbrido convencional será vendido em duas configurações: a mais potente terá um motor a combustão 2.0 e 193 cv de potência combinada, considerando o “empurrão” do motor elétrico. A segunda variante terá motor 1.8 ainda sem potência revelada.

O Prius mais apimentado e esportivo será o PHEV, com potência combinada de 223 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Segundo a Toyota, os aprimoramentos na bateria do carro oferecem 50% mais autonomia guiando no modo elétrico, algo em torno de 75 km contra os 50 km da versão anterior.

Novo interior do Prius.
Novo interior do Prius. O volante é o mesmo do bZ4X, o SUV totalmente elétrico da Toyota vendido na China. Imagem: Toyota/Divulgação

Passando para o interior, as alterações também foram radicais, com um quadro de instrumentos digital de 7″ e uma central multimídia generosa de 12,3″ no console, compatível com atualização remota de software.

O novo Prius chega ao Japão apenas no segundo trimestre de 2023, partindo para outras mercados em seguida. A boa notícia é que o Brasil está praticamente confirmado na lista. Segundo as informações do Insideevs, os executivos da empresa confirmaram que importação do Prius, interrompida em 2021, volta justamente no próximo ano.

Por fim, o preço e demais detalhes técnicos do carro ainda não foram divulgados pela Toyota.

Imagem principal: Toyota/Divulgação

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