O Prius é um conhecido de longa data do mercado. Com 25 anos de estrada, o modelo da Toyota acabou virando referência quando o assunto são os carros híbridos. Esta semana, a gigante japonesa apresentou a quinta geração do veículo, que chega repaginado e repleto de novidades.
Logo de cara, o Prius PHEV (híbrido plug-in), ou seja, que também pode ser carregado direto na tomada, traz um sistema inovador. O carro vem de fábrica com uma placa solar que promete oferecer até 1.250 km de autonomia por ano.
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Como funciona o carregamento solar?
Segundo a Toyota, o sistema funciona sozinho quando o carro está estacionado, convertendo a radiação solar captada pelo painel instalado no teto em energia para as baterias.
Apesar de não sofrer mudanças tão radicais desde 2015, alguns elementos que também se tornaram marca registrada do carro continuam aqui. Um deles é o vidro traseiro mais alongado, que fica integrado na tampa do porta-malas.
Já as lanternas e faróis foram redesenhados do zero, bem como o para-choque, que ficou com um visual mais limpo. Essa nova linguagem de design também será aplicada em outros modelos da marca nos próximos anos.
O novo Prius também sofreu mudanças na sua arquitetura, com centro de gravidade mais baixo e rodas maiores. O modelo híbrido convencional será vendido em duas configurações: a mais potente terá um motor a combustão 2.0 e 193 cv de potência combinada, considerando o “empurrão” do motor elétrico. A segunda variante terá motor 1.8 ainda sem potência revelada.
O Prius mais apimentado e esportivo será o PHEV, com potência combinada de 223 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Segundo a Toyota, os aprimoramentos na bateria do carro oferecem 50% mais autonomia guiando no modo elétrico, algo em torno de 75 km contra os 50 km da versão anterior.
Passando para o interior, as alterações também foram radicais, com um quadro de instrumentos digital de 7″ e uma central multimídia generosa de 12,3″ no console, compatível com atualização remota de software.
O novo Prius chega ao Japão apenas no segundo trimestre de 2023, partindo para outras mercados em seguida. A boa notícia é que o Brasil está praticamente confirmado na lista. Segundo as informações do Insideevs, os executivos da empresa confirmaram que importação do Prius, interrompida em 2021, volta justamente no próximo ano.
Por fim, o preço e demais detalhes técnicos do carro ainda não foram divulgados pela Toyota.
Imagem principal: Toyota/Divulgação
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