Terremoto de magnitude 5,6 mata centenas de pessoas na Indonésia

Até agora, mais de 160 corpos foram encontrados em meio aos destroços causados pelo terremoto, que deixou cerca de 700 pessoas feridas
Flavia Correia21/11/2022 10h22, atualizada em 21/11/2022 15h58
terremoto-indonesia
Imagem: nando_uno - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pelo menos 162 pessoas morreram após um terremoto de magnitude 5,6 atingir Java, a principal ilha da Indonésia, nesta segunda-feira (21). As informações são da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB) do país. 

De acordo com a Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB) da Indonésia, até agora, são 46 mortos e cerca de 700 feridos pelo terremoto em Cianjur, mas as buscas continuam. Imagem: Ali Fahmi – Shutterstock

Segundo o escritório, o epicentro do terremoto, de magnitude 5,6, foi na região de Cianjur, na província de Java Ocidental, a 10 km de profundidade. “Há 46 mortos no hospital regional de Cianjur e cerca de 700 feridos. Muitos ficaram feridos porque foram atingidos por edifícios que desabaram”, disse o major-general Suharyanto, chefe da BNPB.

Quatro escolas e 52 casas desabaram ou foram gravemente avariadas. Entre as construções mais prejudicadas estão uma mesquita, um hospital e algumas instalações públicas. “Informações ainda estão sendo coletadas sobre a extensão das vítimas e danos, e as buscas por corpos e feridos continuam”, diz um comunicado emitido pelo escritório.

Conforme destaca o jornal The Guardian, o terremoto foi sentido fortemente na região metropolitana de Jacarta, capital do país, a 75 km de distância, estremecendo diversos arranha-céus. “O terremoto foi tão forte que meus colegas e eu decidimos sair do nosso escritório no nono andar usando as escadas de emergência”, disse Vidi Primadhania, que trabalha em um prédio empresarial no sul de Jacarta.

O país, que tem mais de 270 milhões de habitantes, é atingido frequentemente por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis por causa de sua localização no “anel de fogo” – um arco de vulcões e falhas tectônicas na bacia do Pacífico.

Leia mais:

Em fevereiro, um forte abalo de magnitude 6,2 matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 460 na província de Sumatra Ocidental. Em janeiro do ano passado, um terremoto de magnitude 6,2 fez mais de 100 vítimas fatais e feriu quase 6,5 mil em Celebes Ocidental.

Um poderoso terremoto com consequente tsunami no Oceano Índico em 2004 matou quase 230 mil pessoas em mais de dez países na região, com a maioria das mortes ocorridas na Indonésia, que registrou em torno de 170 mil óbitos decorridos do desastre.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.