WhatsApp amplia estrutura de negócios e pesquisas no Brasil

O território brasileiro é um dos grandes focos do WhatsApp devido à imensa popularidade do mensageiro pelo país
Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 21/11/2022 10h36
shutterstock-whatsapp-chamadas-perdidas-modo-nao-pertube-silenciar
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WhatsApp está adicionando recursos que vão ajudar os usuários a encontrar empresas por meio do mensageiro. Como mencionado na última semana, a nova ferramenta vai permitir a localização de estabelecimentos através de uma aba do aplicativo.

Pela imensa popularidade do WhatsApp na região, o Brasil tem sido um dos grandes focos da empresa da Meta. O novo recurso, chamado de “Diretório” e que traz uma estrutura semelhante às icônicas páginas amarelas com contatos telefônicos, estava sendo testado em São Paulo desde o ano passado.

Imagem: Reprodução/WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Até por isso, o território brasileiro é um dos primeiros a receber a ferramenta de pesquisa de empresas e recebe uma versão expandida, com a inclusão de estabelecimentos locais. A novidade está disponível também no Reino Unido, Indonésia, Colômbia e México.

Com isso, o Brasil se mostra uma região essencial para os novos projetos do WhatsApp, que visa seguir um caminho para tornar o aplicativo um mecanismo de comécio e gerar anúncios por meio da receita publicitária. Segundo os últimos resultados trimestrais da empresa, o lucro em anúncios por clique está perto de gerar US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,9 bilhões) anualmente.

Anteriormente, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, já havia comentado sobre as tentativas do WhatsApp de facilitar as transações e envolvimento com empresas pelo aplicativo. O objetivo dos avanços do mensageiro passa por encontrar estabelecimentos e fazer compras por esses locais sem dificuldades.

Leia também!

Os testes do WhatsApp pelo Brasil, nesse sentido, foram constantes nos últimos anos. O app da Meta busca ainda experimentar novas formas de pagamento pelo chat e quer expandir a experiência de um comércio pelo mensageiro – por essa razão, o recurso deve ser expandido pelo mundo nos próximos meses.

A nova ferramenta de pesquisas de empresas está disponível para dispositivos Android, sem previsão de chegada para o sistema iOS até o momento. Para acessá-la, é preciso abrir a aba de “Nova Conversa” e pesquisar um estabelecimento pelo campo “Empresas”, sendo possível selecionar alguns locais pelas categorias exibidas.

Informações via Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.