A fabricante alemã Automobili Pininfarina acaba de divulgar os números de desempenho do seu hipercarro elétrico, o Battista. Os resultados de aceleração e frenagem são inéditos no mercado. Seu sistema exclusivo de controle de partida, por exemplo, permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundo, superando até um carro de Fórmula 1.

Veja também:

publicidade

O modelo também atinge 200 km/h em apenas 4,79 segundos. Já a velocidade máxima é de 350 km/h. Os números foram registrados na Itália no início de 2022 nas últimas etapas de desenvolvimento do carro.

Até agora, essas credenciais posicionam o Battista como o carro de produção com aceleração mais rápida do mundo (o que pode ser superado em breve caso a Rimac melhore o desempenho do Nevera, o veículo elétrico mais rápido do mundo).

publicidade
Imagem: Automobili Pininfarina/Divulgação

Um carro tão veloz também precisa de freios poderosos. Testes feitos pela fabricante indicam que o veículo também possui a frenagem mais eficiente do mundo. Com sistema de freios de cerâmica de carbono, o carro desacelera de 100 a 0 km/h em apenas 31 m, diz a Automobili.

Segundo Paolo Dellacha, o Diretor de Engenharia e Produto da Automobili Pininfarina, a “distribuição de peso otimizada e o baixo centro de gravidade” foram cruciais para conseguir bater os recordes. 

publicidade

“A combinação de chassi sob medida, ajustes de suspensão e milhares de quilômetros de testes de torque dos quatro motores fornecem potência sem precedentes, permitindo que Battista seja o carro legalizado com aceleração mais rápida do mundo”, acrescentou o executivo.

Por fim, o Battista  ainda carrega outra marca de respeito: é o carro italiano mais potente já fabricado, com o equivalente a 1.900 cavalos de potência elétrica. O conjunto é alimentado por uma bateria de 120 kW, o suficiente para percorrer 476 km por carga.

publicidade

Vale destacar que apenas 150 exemplares do carro serão produzidos pela bagatela de 2,2 milhões de euros, cerca de R$ 12 milhões na cotação atual.

Imagem principal: Automobili Pininfarina/Divulgação

Via: Insideevs

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!