No exterior, a primeira Kombi produzida pela Volkswagen foi a T1. A minivan entrou para a história com um dos carros mais populares do mercado. Atualmente, dependendo do modelo e do estado de conservação, alguns modelos da perua da VW se tornaram itens cobiçados pelos colecionadores.

A geração T3, por exemplo, ganhou uma versão muito especial: a B32. Uma unidade na Holanda foi avaliada em quase 365 mil euros, o equivalente a R$ 1,98 milhão na cotação atual.

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O motivo para o valor está na história do carro. A Kombi B32 foi totalmente modificada pela Porsche, com mudanças no visual e até no motor. Para ter uma ideia da exclusividade, apenas sete exemplares foram feitos pela marca de carros de luxo (alguns documentos dizem que foram 15).

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Como surgiu a Kombi da Porsche?

A Kombi B32 surgiu de uma necessidade de logística da Porsche: transportar peças de reposição no rali Paris Dakar em 1985. Na época, a perua original não agradou à empresa, que preferiu botar a mão na massa e modificá-lo.

Kombi da Porsche
Imagem: Drive/Reprodução

A alteração principal feita pelos engenheiros da Porsche foi a troca do motor. O quatro cilindros original de 1,9 litros deu lugar ao motor 3.2  “flat-six” com 232 cavalos (o mesmo usado no Carrera). Com isso, a velocidade máxima da Kombi subiu para 185 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, uma marca respeitável para um furgão dos anos 1980.

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A Kombi B32 foi equipada com o motor 3.2 “flat-six, o mesmo do Porsche Carrera. Imagem: Drive/Reprodução

Para compensar o ganho de potência, a Kombi B32 também ganhou uma nova transmissão da Porsche, suspensão reforçada e novos freios.

Novo kit de carroceria da Kombi B32.
Imagem: Drive/Reprodução

No visual, um novo kit de carroceria deu um toque um pouco mais esportivo ao veículo. Um difusor traseiro modificado também foi instalado para abrigar o novo escapamento do motor Porsche. Novas entradas de ar traseiras também foram adicionadas para ajudar no resfriamento do motor.

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As rodas de 16” Porsche Fuchs também são exclusivas do B32. Imagem: Drive/Reprodução

Vale ressaltar que a unidade mostrada nas fotos foi feita sob medida para Peter W. Schutz, o CEO da montadora na época. Talvez por isso o interior seja bem mais caprichado que a Kombi T3 convencional, com bancos de couro claro e um quadro de instrumentos com mais funções. O emblema da Porsche no volante é outro toque especial.

Interior da Kombi B32.
Interior da Kombi B32. Imagem: Reprodução

O exemplar acima possui pouco menos de 131 mil km rodados e possui documentação original emitida na Alemanha.

Atualização da Kombi no Brasil

O designer brasileiro Luiz Alberto Veiga, que trabalhou por décadas na Volkswagen, costuma usar as redes sociais para relembrar os seus projetos, alguns mantidos em segredo por anos. Um deles mostra o que seria uma atualização para a Kombi no fim dos anos 1990.

Curiosamente, uma das propostas mostra a perua com faróis bem-parecidos com os da Porsche.

Imagem principal: Drive/Reprodução

Via: Drive

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