O WhatsApp lançou um novo recurso que permite a criação de enquetes em grupos de conversa no aplicativo e também em chats individuais. As votações, que já existiam em rivais do mensageiro da Meta, como o Telegram, podem ser bastante úteis em grupos criados com objetivos específicos, como uma viagem ou a ida a um evento, por exemplo.

As enquetes do WhatsApp têm sido testadas em versões beta do aplicativo desde março de 2022, porém, só foram disponibilizadas para todos os usuários em novembro. Todos os sistemas operacionais com os quais o mensageiro é compatível, incluindo a versão web, suportam a nova função. A seguir, o Olhar Digital vai te ensinar como fazer uma enquete no WhatsApp.

publicidade

Leia mais:

Saiba como criar uma enquete no WhatsApp

Tempo necessário: 2 minutos

Criar uma enquete no WhatsApp é um processo bem simples. Para isso, o primeiro passo é clicar na página de recursos do aplicativo, mesmo processo que é realizado para enviar uma foto, um arquivo de áudio ou um documento, por exemplo.

  1. Clique na página de recursos

    No Android e na versão web, trata-se do ícone de um clipe de papel, já no iPhone, é necessário clicar no sinal de adição (+).

  2. Abra uma enquete

    Em seguida, clique na opção “Enquete”.

  3. Pergunta e respostas

    Será disponibilizada uma nova página, onde será inserida a pergunta e também as respostas. A cada nova resposta inserida, é aberta a possibilidade de se inserir mais uma opção.

  4. Envie a enquete

    Logo após definir todas as opções de resposta possíveis, basta clicar no ícone verde com uma flecha para enviar a enquete.

  5. Vendo os resultados

    Para ver os resultados, basta clicar na opção “Ver votos”.

  6. Analisando os resultados

    Cada integrante do grupo ou participante da conversa individual pode votar em uma, mais de uma ou até em todas as opções de uma enquete.

Vale lembrar que não é possível editar a enquete no WhatsApp depois que ela é criada, portanto, é importante pensar bem em todas as opções antes de concluir o envio. Além disso, ainda não é possível definir uma data limite para o questionário.

publicidade

Imagem: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!