Os soldados acampados precisam de energia para comerem, se comunicarem, proteger suas instalações, mas os recursos energéticos de bases militares geralmente são muito limitados. Para que a energia chegue até eles é necessário uma logística muito grande e que apresenta riscos. Os militares dos Estados Unidos entretanto têm estudado a possibilidade de fazer com que a energia chegue até seus acampamentos através de drones. A tecnologia ainda não está pronta, mas a ideia é criar uma rede de drones que vão transportar energia via laser.

Atualmente o fornecimento de energia nos acampamentos é feito a partir do diesel. Além de ser mais poluente também é necessário grandes quantidades de combustível. Para abastecer energeticamente uma base é necessário cerca de 22 galões de óleo por dia, para cada soldado acampado.

publicidade

A logística envolvida para levar ele até as bases também é muito perigosa. Muitas vezes é necessário passar por áreas inimigas, tornando-se um alvo fácil. A perda dele altera não só a dinâmica do local, como coloca os militares em perigo por não terem como guerrear.

Leia mais:

publicidade

O transporte de energia por laser

A tecnologia estuda para ser utilizada pelos militares americanos consiste em inicialmente transformar energia elétrica em um feixe de luz. O laser é disparado no primeiro drone da cadeia e avança para os próximos até chegar em seu destino.

No ponto final, um receptor do feixe de luz é posicionado, ele é parecido com um painel de sistema solar e converte o laser em uma corrente elétrica contínua. Com um inversor ela é convertida em corrente alternada que pode abastecer a base militar.

publicidade

Apesar de parecer inovador, o sistema é simples e não é novidade. A transferência de energia sem fio já é realidade a alguns anos. Embora funcione de forma diferente do transporte por laser, você já deve conhecer ela nos carregadores wireless de celular.

Os feixes de luz também já são usados para transmissões de dados através de matrizes de satélites e futuramente podem auxiliar os militares a concentrar seus recursos em outras questões, sem se preocupar tanto em obter energia. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!