A NASA mostrou como serão recolhidas as amostras de Marte em um vídeo recente. A recuperação dos dados coletados no planeta vermelho será feita por uma equipe de espaçonaves da NASA e da Agência Espacial Europeia. A missão Mars Sample Return (MSR) é sem precedentes, e as amostras coletadas estão previstas para chegar à Terra em 2023.

A missão vai transmitir as amostras coletadas em Marte pelo rover Perseverance da NASA. Ele tem o tamanho de um carro e pesa por volta de 1000 quilos. Ele é equipado com um braço robótico, furadeira, câmeras e instrumentos científicos. O robô além de explorar Marte também está procurando por sinais de vida. Ele foi lançado pela missão Mars 2020 e chegou ao planeta em fevereiro de 2021. 

publicidade

Leia mais:

A missão MARS

A missão que vai trazer as amostras para a Terra é complexa e o vídeo de um minuto e quarenta e seis segundos mostra com detalhes o que está previsto para ser feito. Ela começa com uma espaçonave envolta em aeroshell que está indo em direção a Marte. O rover se aproxima do módulo de pouso onde coloca as amostras a bordo do equipamento. 

publicidade

Ao recolher as amostras, o módulo lançará um foguete na órbita de Marte. Ele conta com dois estágios, sendo o segundo o orbitador MSR da ESA. Ele será o responsável por trazer as coletas para a Terra.

O vídeo entretanto não mostrou os dois helicópteros do tipo ingenuity que poderão ser usados para caso o rover não consiga chegar até o módulo. Eles contam com braços robóticos e ainda precisam de aprovação da NASA.

publicidade

 A missão está prevista para ser lançada em 2028 e chegará em Marte em 2031.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!