A NASA já definiu quando a Orion, espaçonave da missão Artemis 1, voltará à Terra. A cápsula está programada para cair em nosso planeta no domingo (11) às 14h40 (horário de Brasília).
A Orion cairá na costa da Baixa Califórnia, estado mexicano que faz fronteira com a Califórnia estadunidense. A espaçonave tem se portado bem até agora, de modo que os membros da Artemis 1 estão confiantes que a programação será cumprida. Contudo, eles não estão tomando nada como garantido.
Leia mais:
- James Webb encontra estrela perdida em nebulosa a 2 mil anos-luz da Terra
- “Eclipse” de Marte: veja imagens do fenômeno
- Elon Musk lança satélites para rival da SpaceX; assista
“Não estamos ‘baixando a guarda'”, disse o gerente da missão Artemis, Mike Sarafin, durante coletiva de imprensa na quinta-feira (8). “Temos coisas difíceis pela frente.”
Maior desafio da Artemis 1
A volta da Orion para seu planeta nata será, sem dúvida, uma das fases mais desafiadoras da Artemis 1. Isso porque a cápsula entrará na atmosfera terrestre na velocidade de 40 mil km/h, cerca de 32 vezes a velocidade do som.
Durante sua reentrada, a Orion deve chegar a temperaturas de até 2,8 mil ºC – metade da temperatura da superfície do Sol. O escudo térmico da cápsula terá que suportar essa carga térmica, protegendo o restante da espaçonave.
Todavia, este será grande teste para esse escudo, pois ele é novo e ainda não enfrentou tais condições. Ele possui 5 m de largura, sendo o maior escudo térmico desse tipo.
“Não há nenhuma instalação arcjet ou aerotérmica na Terra capaz de replicar a reentrada hipersônica com escudo térmico desse tamanho”, disse Sarafin.
A Orion deve cair a apenas 480 km do local originalmente imaginado para sua aterrisagem, que era perto da cidade de San Diego. A mudança foi feita para escapar do clima tórrido esperado mais ao norte, explicaram os membros da equipe da missão.
Um navio da marinha dos EUA, o USS Portland, estará na área aguardando para recolher a cápsula e levá-la de volta à San Diego. De lá, ela será encaminhada ao Centro Espacial Kennedy da NASA, onde passará por check-out pós-voo completo.
Preparando a Artemis 2
Se a Orion for bem-sucedida em sua aterrisagem no domingo (11), a NASA iniciará o preparo da próxima missão Artemis, a Artemis 2, que enviará astronautas para orbitarem a Lua em 2024. Já a Artemis 3 está programada para deixar homens e mulheres no polo sul lunar em 2025 ou 2026.
A NASA também planeja colocar mais missões em marcha. No fim da década de 2020, a agência espacial quer criar o Campo de Base Artemis próximo ao polo sul.
Com os conhecimentos adquiridos com a missão Artemis, a NASA planeja enviar astronautas a marte entre o final da década de 2030 e o início da década de 2040.
Com informações de Space
Imagem destacada: muratart/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!