A popularização do streaming fez com que as TVs se tornassem mais um dispositivo para acessar a internet e assistir conteúdos online, que vão desde filmes na Netflix, Amazon Prime Video ou HBO Max, até jogos de futebol pelo YouTube, passando por lives na Twitch. Com tanto conteúdo disponível e tantas opções de aparelhos, é normal ter dúvidas, como a diferença entre uma Android TV Box e uma Android TV.

Antes de falar sobre as diferenças, porém, cabe citar as semelhanças. Ambos são dispositivos com sistema operacional Android. Ou seja, tratam-se de um player com o objetivo de transformar TVs comuns em aparelhos conectados, as smart TVs. Além disso, a conexão, em geral, é bem simples, precisando apenas de um cabo HDMI conectado nas duas pontas para funcionar.

Leia mais:

O que diferencia uma da outra?

As semelhanças, porém, param por aí. A maior diferença entre Android TV e Android TV Box está no sistema operacional, já que enquanto a primeira utiliza um software construído e otimizado para aparelhos de televisão, o segundo não é adaptado para esses dispositivos, usando uma versão “normal” do sistema operacional do Google, na maioria das vezes, a opção AOSP.

publicidade
Android TV tem nova interface
(Controle remoto de uma Android TV Box costuma ter mais funções que o da Android TV. Imagem: Syafiq Adnan/Shutterstock)

Por não ter um sistema operacional otimizado para aparelhos de TV, alguns aplicativos não funcionam da melhor maneira em um Android TV Box, podendo, por exemplo, não serem exibidos corretamente. A interface da Android TV Box são bastante similares às de um tablet, horizontais e com um controle remoto que ajuda o usuário a se mover entre os atalhos.

Já as Android TVs contam com uma arquitetura construída especificamente para aparelhos de televisão, por conta disso, grande parte das smart tvs atuais vêm com o sistema de fábrica. Em geral, os controles remotos de uma Android TV são bem simples, com poucos botões, apenas volume, canais, menu, cursor de navegação e botão do Google Assistente.

Afinal, qual é melhor?

A escolha entre uma Android TV e uma Android TV Box é bastante pessoal e depende do que a pessoa precisa. Os TV Boxes costumam ser mais baratos e servem em praticamente qualquer TV. Não têm limitação de jogos e apps que podem ser baixados neles, ou seja, se é compatível com aquela versão do sistema operacional, em geral, o aplicativo em questão pode ser baixado.

Já as Android TVs têm um controle remoto mais fácil e confortável de usar, além de players otimizados de aplicativos de serviços de streaming e de sites como o YouTube e a Twitch, por exemplo. Eles também contam com um chromecast integrado, o que facilita a integração com os smartphones e os aplicativos disponíveis são perfeitamente adaptados para a interface de uma televisão.

(Imagem de Capa: Najmi Arif/Shutterstock)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!