O Google divulgou nesta quarta-feira (11) uma série de novidades para o Google Assistente, sistema de assistência pessoal da empresa. Um novo recurso, que foi batizado de “Look and Talk”, busca tornar as conversas com a assistente mais naturais e fluidas do que são atualmente.

O recurso será lançado no Nest Hub Max e permitirá que o usuário se comunique com o Google Assistente sem o comando “Ok, Google”. Agora, será necessário apenas olhar fixamente para o equipamento e iniciar uma conversa ou dizer qual é o termo da pesquisa.

Mas e se eu olhar sem querer?

Uma vergonha que todos nós já passamos é acenar de volta para uma pessoa que sequer está olhando para nós certo? Com o recurso Look and Talk, não é difícil imaginar de olharmos sem querer para o dispositivo e ele entender que estamos iniciando uma conversa com ele.

Leia mais:

publicidade

Para evitar isso, o Google programou seis modelos de machine learning, que são capazes de processar mais de 100 sinais para diferenciar um olhar passageiro de um olhar intencional. Entre os sinais entendidos estão proximidade, orientação da cabeça e direção do olhar, tudo analisado em tempo real.

Voz e face não serão compartilhados

Além do Nest Hub Max, recursos do Look and Talk também estarão disponíveis para o Pixel 6. Crédito: Google/Divulgação

De acordo com o Google, o Look and Talk também tem mecanismos avançados de proteção de privacidade, algo que pode preocupar bastante, já que a voz e a face do usuário são escaneadas. Segundo a empresa, a câmera do Nest Hub Max conta com a abordagem Protected Computing, sendo processadas apenas dentro do dispositivo, sem compartilhamento com o Google ou qualquer outra empresa.

Algumas funções do Look and Talk também estarão disponíveis no Pixel 6, como a expansão das frases rápidas, que permitirão aos usuários definir cronômetros, perguntarem as horas e controlarem as luzes sem precisar dizer o “Ok, Google” para isso. “É totalmente opt-in, você escolhe as frases rápidas que estão habilitadas para o seu dispositivo”, disse a empresa em comunicado à imprensa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!