Brasileira que fez curso de astronauta nos EUA conta tudo sobre a aventura no Olhar Espacial

Nossa mais famosa caçadora de asteroides vai se tornar astronauta? Saiba tudo no Olhar Espacial desta noite
Flavia Correia16/12/2022 13h45
lorrane-curso-astronauta
Imagens: Arquivo pessoal
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No início deste mês, a astrônoma amadora brasileira Lorrane Olivlet, a Lolivlet, que já descobriu mais de 50 asteroides em potencial, participou do Space Camp (Acampamento Espacial), nos EUA, uma experiência única e prática para pessoas treinarem como astronautas.

A astrônoma amadora Lorrane Olivlet é a convidada desta sexta-feira (16) do programa Olhar Espacial, para contar tudo sobre o minicurso de astronauta que fez nos EUA. Créditos: Arquivo pessoal

O curso acontece na One Tranquility Base, que fica em Huntsville, no estado do Alabama, e abrange diversas áreas científicas, como engenharia, astronáutica e astrofísica

Segundo o site da organização, os participantes “experimentam o futuro das viagens espaciais e treinam para resolver anomalias tecnicamente desafiadoras, a fim de completar sua missão espacial”. Em resumo, o projeto se traduz em um breve treinamento de astronautas, que inclui:

  • Capacitação no 1/6th Gravity Chair e no Multi-Axis Trainer;
  • Construção e lançamento de seu próprio modelo de foguete;
  • Exercícios de team building (preparação focada nas relações interpessoais do trabalho em equipe);
  • Testes de habilidades de engenharia, ao projetar um escudo térmico de proteção;
  • Planejamento de uma missão espacial simulada à Estação Espacial Internacional, à Lua ou a Marte;
  • Contato com histórias inspiradoras sobre pioneiros comerciais, como Elon Musk, fundador da SpaceX.

Poucos dias antes de embarcar, Lorrane deu uma entrevista exclusiva para o Olhar Digital, na qual se dizia extremamente entusiasmada para viver essa aventura. “Eles focam bastante em engenharia, principalmente. Tem a parte que é bem parecida com os treinamentos de astronautas, uma outra parte mais voltada para STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática), com palestras, além de práticas que estou bem empolgada, em que vamos precisar fazer um escudo térmico e construir um minifoguete”.

Será que a experiência supriu as expectativas da mineira de Belo Horizonte, apaixonada por astronomia desde os três anos de idade? Ou terá sido ainda mais impressionante do que ela imaginava?

Para descobrir essas respostas e saber tudo sobre essa grande realização na vida de Lorrane, você não pode perder o Olhar Espacial desta sexta-feira (16), que vai receber a astrônoma amadora, engenheira biomédica e, agora, “quase astronauta”, para um bate papo pra lá de especial.

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.