Chuva de meteoros e conjunções; confira o calendário astronômico de janeiro

O primeiro mês do ano chega repleto de novidades para os amantes da astronomia; veja no calendário astronômico de janeiro
Lucas Soares02/01/2023 07h40
chuva-de-meteoros-estrela-cadente-seis
Imagem: Chuva de meteoros passando pela órbita da Terra. Crédito: Buradaki/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O primeiro mês de 2023 chegou e com ele também o nosso calendário de estreia do ano, com os principais eventos astronômicos para você conferir nesses primeiros 30 dias. Se quiser ver mais do que te aguarda esse ano, preparamos ainda esses guias de fases da lua e eclipses.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de janeiro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Leia mais:

Calendário astronômico de janeiro

2 de janeiro: A SpaceX usa um de seus Falcon 9 para lançar a missão Transporter 8 em Cabo Canaveral, na Flórida.

LANÇAMENTO SPACEX
Um foguete SpaceX Falcon 9 lança um satélite de comunicações para a empresa Globalstar em 19 de junho de 2022. (Crédito da imagem: SpaceX)

4 de janeiro: A chuva de meteoros Quadrântidas que começou no dia 12 de dezembro tem seu pico em 4 de janeiro. Se tiver sorte, você pode ver até 110 meteoros por hora, mas o melhor campo de observação é no hemisfério norte.

A imagem acima é um composto de seis exposições de cerca de 30 segundos cada, capturado em 2001, ano em que houve uma chuva de meteoros Leônidas muito mais ativo do que o comum. Imagem: APOD/NASA/Sean M. Sabatini

6 de janeiro: A Lua Cheia chega às 20h08

14 de janeiro: A Lua Minguante chega às 23h12

18 de janeiro: O satélite de navegação de sexta geração da Força Espacial dos EUA para o Sistema de Posicionamento Global (GPS) é lançado também pela SpaceX.

21 de janeiro: A Lua Nova chega às 17h55

23 de janeiro: A Lua vai ter duas conjunção com Saturno e Vênus. O fenômeno ocorre durante a madrugada e pode ser visto com um binóculo.

Conjunção entre Lua e Vênus em novembro de 2022 (Imagem: Kiko Fairbairn

28 de janeiro: A Lua Crescente chega às 12h20

31 de janeiro: Marte vai ser ocultado pela Lua neste dia. O fenômeno acontece de madrugada e infelizmente não vai poder ser visto na maior parte do Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.