Há uma semana, a cantora Shakira lançou novo single, no qual alfineta seu ex-companheiro, o jogador Gerard Piqué, na qual se compara com a atual namorada do atleta.

Shakira se autointitula uma Ferrari e diz que Piqué a trocou por um Renault Twingo. A comparação gerou polêmica, visto que o “carrinho” francês tem muitos adeptos. Entrando no assunto, o Olhar Digital faz uma recapitulação do veículo, que tem 30 anos de estrada.

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O Renault Twingo foi introduzido ao mercado pela primeira vez em 1992, estando atualmente em sua terceira geração. A primeira aparição do veículo foi em outubro daquele ano, no Paris Motor Show. Ele começou a ser vendido na Europa continental em abril de 1993.

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O desenvolvimento do Twingo I, como ficou conhecido, ficou a cargo de Patrick Le Quément, designer-chefe da Renault, o Twingo derivou de um conceito desenvolvido por meio do W60 quando Gaston Juchet era o chefe de design da montadora francesa. O projeto visava substituir o Renault 4 por um modelo minivan.

Le Quément escolheu um design de Jean-Pierre Ploué para desenvolver a versão de produção. Le Quément ampliou o protótipo original e adicionou um layout de front-end não convencional, semelhante a um “sorriso”.

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O equipamento interno foi montado em console central para liberar espaço. A Renault participou do projeto do carro “Mono-Box” ECO 2000 de 1981 a 1984, com a PSA Peugeot Citroën e o governo francês.

O painel de instrumentos eletrônico centralizado do Twingo I tinha velocímetro, medidor de combustível, relógio, hodômetro e registrador de viagem controlado por um botão localizado na haste.

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Uma faixa de luzes de advertência estava localizada atrás do volante. O banco traseiro apresentava mecanismo deslizante para permitir maior espaço no porta-malas ou mais espaço para as pernas no banco traseiro. A prateleira do porta-malas foi presa ao interior da porta traseira e levantada com a porta traseira – ou pode prender contra a janela traseira quando não for necessária.

Twingo I (Imagem: Vauxford/Wikipedia)

Motor

Todos os motores foram substituídos por uma unidade de 1,15 litros e 60 cv de oito válvulas. Uma versão de 75 cv de 16 válvulas foi adicionada em 2000.

Fabricado na Flins Renault Factory desde seu lançamento até 28 de junho de 2007, o Twingo I também foi fabricado em Taiwan, Espanha, Colômbia – país de Shakira – e Uruguai de 1999 a 2002, permanecendo em produção até 8 de junho de 2012 na Colômbia, pelo conglomerado Sofasa, estritamente para o mercado sul-americano.

Durante sua existência, o Twingo I foi disponibilizado em diversas cores e opcionais, como vidros elétricos e câmbio automático. Aos poucos, outras versões foram lançadas. Em 2022, a companhia elétrica francesa Lormauto apresentou no Paris Motor Show um kit que transforma o Twingo I em um veículo 100% elétrico.

Segunda geração (2007)

Após apresentar um conceito inicial no Mondial de l’Automobile 2006, a Renault estreou a produção do Twingo II no Salão Automóvel de Genebra de 2007 com os níveis de acabamento do mercado francês chamados Authentique, Expression, Initiale, Dynamique e GT. Usando o piso do Renault Clio II, o Twingo II ofereceu melhor proteção contra colisão e estava disponível nas configurações LHD e RHD. A produção começou na França e posteriormente mudou-se para a fábrica Revoz em Novo Mesto, Eslovênia.

Em janeiro de 2008, a Renault estreou o Twingo Renaultsport 133, com novo motor de 1.598 cc de 133 cv, no Salão Automóvel de Genebra de 2008. Em agosto de 2013, o pedido e a produção do modelo 133 foram encerrados.

Em julho de 2011, a Renault estreou um Twingo II com facelift no Salão Automóvel de Frankfurt, apresentando linguagem de design posteriormente usada em toda a sua gama e oferecendo fáscias revisadas, bem como conjuntos de luzes dianteiros e traseiros redesenhados.

Twingo II (Imagem: M93/Wikipédia)

Terceira Geração (2014)

A terceira geração do Renault Twingo estreou em março de 2014 no Salão do Automóvel de Genebra em layout de cinco portas, motor central traseiro e tração traseira. Foi co-desenvolvido com o Smart Fortwo de terceira geração da Daimler e o Smart Forfour de segunda geração. A terceira geração do Twingo e a segunda geração do Forfour são fabricadas na mesma fábrica em Novo Mesto, Eslovênia.

A terceira geração do Twingo entrou em produção em maio de 2014 em Novo Mesto, lançada no mercado europeu em setembro.

Design e desenvolvimento

Em março de 2010, a Renault e a Daimler, como parte de sua parceria existente, anunciaram o “Projeto Edison”, colaboração destinada a conceber plataforma compartilhada para carros urbanos pequenos a serem usados por ambas as empresas. A plataforma Edison foi projetada desde o início para montar um motor de combustão interna ou um motor elétrico como a principal fonte de energia.

Os primeiros carros a usar a plataforma foram o Twingo de terceira geração e o Smart Forfour de segunda geração. A Renault e a Daimler AG investiram igualmente durante a fase de pesquisa e desenvolvimento, com a Renault posteriormente se especializando nos motores e a Daimler nas transmissões.[39]

Ambas as empresas tentaram garantir design diferenciado. Os designers da Renault se inspiraram no Renault 5 e na primeira geração do Twingo. O carro foi lançado originalmente com quatro opções de cores, assim como o Twingo original.

Em janeiro de 2019, um Twingo atualizado foi introduzido com novo painel frontal, mudanças estéticas por dentro e por fora e novo motor básico de 1,0 litro; plataforma compartilhada para pequenos carros urbanos a serem usados por ambos ao mesmo tempo, a queda nas vendas no Reino Unido (apenas 877 foram vendidos em 2018) levou a Renault UK a descontinuar a comercialização do modelo com volante à direita.

Twingo III (Imagem: TuRbO_J/Wikipédia)

Twingo III – Detalhes técnicos

O Twingo III é cerca de 10 mm mais curto que o Twingo II. O layout do motor traseiro melhora a manobrabilidade e o espaço da cabine, mas reduz a capacidade do porta-malas.

A suspensão é composta por suspensão MacPherson no eixo dianteiro e um tubo De Dion na traseira. O carro usa arquitetura de cinco portas, que o difere de seus antecessores de três portas.

Os freios são a disco ventilado na frente e a tambor na traseira, exceto no modelo básico, que utiliza freios a tambor em toda a volta. O capô possui mecanismo de abertura especial e permite apenas a abertura parcial para dar acesso ao líquido de limpeza do pára-brisas, líquido dos freios e reservatórios de líquido de refrigeração e à bateria.

Equipamento

O carro originalmente oferecia quatro níveis de acabamento: Expression, Play, Dynamique e Dynamique S, com vários pacotes de personalização. Uma opção conecta um smartphone com uma base no painel de instrumentos (R&Go) e possui um sistema de infoentretenimento (R-Link). Outros níveis, como o acabamento “Energy”, foram adicionados desde então. O modelo GT chegou em novembro de 2016.

Segurança

Como padrão, o carro incorpora sensores de pressão dos pneus, lembretes de cinto de segurança, quatro airbags e quatro airbags laterais de cabeça e peito.

Motores

O carro originalmente vinha com motores a gasolina de três cilindros, uma unidade turbo de 0,9 litro ou um atmosférico de 1 litro. Ambos são ajustados baixos e em ângulo de 49º para aumentar a capacidade do porta-malas. Em novembro de 2016, uma versão mais potente do motor a gasolina, o TCe 110, chegou para o modelo esportivo Twingo GT.

Carros-conceito

A terceira geração do Twingo foi apresentada através de dois conceitos, o Twin’Z e o Twin’Run. O veículo também ganhou uma versão elétrica, a E-Tech Électrique. Esta versão foi a dirigida por piqué ao chegar em um evento, claramente provocando Shakira.

Com informações de Wikipédia

Imagem destacada: TuRbO_J/Wikipédia

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