Nesta quinta-feira (2), a SpaceX enviou um lote de 53 satélites de internet Starlink para o espaço durante o 200º lançamento na contagem geral dos foguetes modelo Falcon 9.

  • O foguete decolou do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida, às 4h58 da manhã, pelo horário de Brasília;
  • O propulsor de primeiro estágio do veículo estava em sua 5ª missão;
  • Cerca de 2,5 minutos após a decolagem, houve a separação bem-sucedida dos estágios;
  • Por volta de 8 minutos e 45 segundos depois do lançamento, o primeiro estágio executou um pouso suave sobre o navio-drone A Shortfall of Gravitas;
  • Aproximadamente uma hora depois, o segundo estágio implantou com sucesso todos os 53 satélites na órbita baixa da Terra.
Foguete Falcon 9 posicionado na plataforma de lançamento pouco antes de decolar do Centro Espacial Kennedy, da NASA, nesta quinta-feira (2). Imagem: SpaceX

De acordo com o site Space.com, a SpaceX revelou que os voos anteriores do propulsor reutilizável usado nesta madrugada envolveram: outro grande lote de satélites Starlink; a missão de carga CRS-24 à Estação Espacial Internacional (ISS), em dezembro de 2021; o envio do satélite de telecomunicações Hotbird 13F da Eutelsat, em outubro de 2022, e a missão OneWeb 1, em dezembro de 2022 (que atendeu a demanda da principal concorrente da Starlink).

Com sede em Londres, a OneWeb assinou contratos de lançamento com a SpaceX e com o braço comercial da Agência Espacial Nacional da Índia depois que seu acordo para voar em foguetes Soyuz, construídos na Rússia, se desfez no ano passado em consequência da invasão russa da Ucrânia.

Este foi o quarto lançamento de 2023 que a SpaceX dedicou à Starlink, a enorme (e crescente) megaconstelação de satélites de internet banda larga da empresa, que já conta com mais 3.800 satélites até o momento. 

publicidade

Leia mais:

Todos os satélites Starlink, até então, foram lançados a bordo de foguetes Falcon 9, mas isso deve mudar em breve. Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, disse que a empresa vai passar a contar principalmente com seu enorme superfoguete Starship para lançar a maioria das espaçonaves Starlink 2.0 de próxima geração.

Ainda em desenvolvimento e testando vários protótipos, a Starship pode fazer seu primeiro voo de teste orbital em breve – talvez até o fim de fevereiro, se tudo correr conforme os planos do bilionário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!