O gelo não é mais o mesmo, pelo menos após essa pesquisa que descobriu um formato novo de transformar água congelada. Neste caso, o resultado é um aglomerado de moléculas com propriedades únicas.

Por que é importante? estudo feito pela University College, em Londres, pode indicar como o gelo poderia estar presente em outros planetas do Universo mesmo sem a presença dos tradicionais dois átomos de hidrogênio ao redor de um de oxigênio.

• O gelo se forma após as moléculas se empilham em forma hexagonal
  • Essa estrutura não é bem compactada, o que faz o material ser mais denso que a água líquida
  • Com outras formas de compactação é possível criar diversos tipos de cristais de gelo. Até hoje 20 foram criados

Como a pesquisa sobre o “novo gelo” foi feita?

Mas a pesquisa foi além de descobrir novas formas de cristais de gelo, a ideia era entender as propriedades que amostras minúsculas desse material podem ter.

novo gelo
A configuração dos pesquisadores para criar gelo amorfo (Imagem: Christoph Salzmann)

Como o resultado foi alcançado? Os pesquisadores utilizaram uma série de equipamentos relativamente comuns em estudos do tipo. Primeiro o gelo foi resfriado em nitrogênio líquido a menos 160 graus Celsius. O material foi colocado em um recipiente com bolas de aço.

Essa mistura ultrafria foi sacudida em um recipiente. Isso fez o gelo ser partido em cristais minúsculos. “Eis que algo completamente inesperado aconteceu”, disse o Dr. Rosu-Finsen, participante do estudo.

O material branco dentro parecia o que se esperaria de gelo esmagado, mas havia sido transformado. Ele estava com uma estrutura diferente, com quase a mesma densidade da água líquida, mas ainda sólido. Os pesquisadores batizaram de gelo amorfo.

“Isso é completamente inesperado e muito surpreendente”

Christoph Salzmann, professor de química da University College London, na Inglaterra.

A temperatura ao qual o novo gelo foi exposto para se formar é semelhante aquela encontrada na Lua Europa, em Júpiter, e pode explicar como o gelo se forma em outros planetas.