De acordo com pesquisa realizada pela TrueUp, empresa especializada em empregos da área de tecnologia, as chamadas big techs, formadas por grandes companhias como Microsoft, Amazon, Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Alphabet (Google), já realizaram quase 100 mil demissões desde o ano passado, com 40 mil apenas este ano, ou seja, durante o mês de janeiro. 

As mais recentes foram anunciadas pela Amazon (18 mil funcionários), Microsoft (10 mil funcionários) e Google (12 mil funcionários). 

publicidade

Leia mais! 

Qual o motivo para tantas demissões? 

Entre os principais motivos para as demissões em massa, está a desaceleração econômica que ocorreu ao longo de 2022, deixando o cenário negativo especialmente para essas grandes empresas, já que as altas taxas de juros impostas para conter a inflação dispararam nos Estados Unidos — onde a maioria estabelece sua sede, embora a movimentação ecoe em vários países. 

publicidade

O panorama impacta nas vendas, e também na publicidade, que entra para a lista de corte de gastos. Big techs dependem tanto da venda de seus produtos quanto de anúncios. Outro ponto, já previsto por alguns especialistas, foi o boom online que a pandemia da covid-19 trouxe. A alta demanda resultou em contratações em massa e agora no movimento contrário. 

Imagem: Tada Images/Shutterstock

Além de tudo isso, há também questões internas, que seguem conforme a política de cada empresa. No ano passado, o Olhar Digital conversou com um especialista em tecnologia para entender melhor a crise, veja aqui reportagem completa

publicidade

Entre as companhias que passaram por grandes demissões, além das já mencionadas, estão também o Twitter, SpaceX e Tesla, todas sob o comando de Elon Musk, Netflix, Alibaba, SalesForce, Spotify e, entre as mais recentes, Pinterest e PayPal. Até a PagSeguro, fintech brasileira, entrou para a lista! Confira aqui um compilado das demissões de 2022. 

Com informações do G1

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!