Mais um concorrente pro ChatGPT: Alibaba entra na briga dos chatbots

A empresa disse que durante anos se concentrou em modelos de linguagem e inteligências artificiais generativas
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 08/02/2023 17h10, atualizada em 09/02/2023 21h07
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não é só o Google que está correndo atrás de ferramentas para rivalizar com o ChatGPT. A empresa de comércio eletrônico Alibaba disse nesta quarta-feira (08) que está desenvolvendo um chatbot que funciona de forma semelhante à ferramenta da OpenAI.

Um porta-voz da Alibaba confirmou que a empresa está trabalhando em uma versão, mas não deu muitos detalhes. A informação corrobora a nota divulgada anteriormente pelo jornal 21ST Century Herald sobre um robô de diálogo da Alibaba que funcionaria de maneira semelhante ao ChatGPT.

Leia mais:

Chatbot
(Imagem: Wright Studio/ Shutterstock)

Conforme divulgado pela Reuters, a Alibaba disse que durante anos se concentrou em modelos de linguagem e inteligências artificiais generativas.

Investimentos em chatbots não param

  • Além da Alibaba, a empresa chinesa de tecnologia Baidu anunciou que terminará em março os testes de seu projeto de chatbot de IA generativa. A empresa o nomeou de Ernie Bot.
  • Na última terça-feira (7), a Microsoft, parceira da OpenAI, revelou novas versões do Bing e Edge, que contarão com recursos do ChatGPT. Além disso, a empresa disse que está trabalhando em um novo modelo de linguagem, o Prometheus, que será “muito mais poderoso” que o ChatGPT.
  • Nesta semana, o Google revelou o Bard, seu software experimental de IA, que rivalizará com a Microsoft/OpenAI.

Imagem destaque: Ascannio/ Shuttersrock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.