WhatsApp: qual é a diferença entre comunidade, grupo e lista de transmissão?

Recursos estão disponíveis para usuários do WhatsApp Business e contas normais, e podem facilitar a comunicação dos administradores de grupos
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 17/02/2023 10h40, atualizada em 22/03/2023 08h44
Como usar avatar em foto de perfil
Imagem: PEERAWICH PHAISITSAWAN/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WhatsApp é um dos aplicativos mensageiros mais famosos dos últimos tempos. O chat permite diversos recursos interessantes, capazes de auxiliar a organização e comunicação de vários usuários, sejam estes empresas, funcionários, ou pessoas aleatórias. Dentre as possibilidades, constam a presença de comunidades, grupos, e listas de transmissão.

Confira a seguir as diferenças entre cada recurso, quem pode cria-los, e os limites para cada um dentro do aplicativo de mensagens.

Leia mais:

Diferenças de cada categoria no WhatsApp

  • Grupo: um grupo de WhatsApp nada mais é do que um espaço virtual reservado para determinado contingente de pessoas. Isso significa que todos os membros deste espaço terão acesso, simultaneamente, a todas as mensagens e arquivos ali enviados. Se necessário, é possível restringir o grupo para que apenas administradores possam enviar mensagens. O software permite a adição de até 1.024 pessoas em um mesmo grupo.
  • Comunidade: é um recurso bastante útil para administradores de grupos. Isso porque a tecnologia permite ao usuário a reunião e organização de vários grupos em um só lugar. Desta forma, os administrados das comunidades conseguem enviar informações para todos os participantes simultaneamente. Além disso, permite aos membros a navegação livre ente cada grupo localizado dentro da mesma comunidade. É possível adicionar até 50 grupos com limite de 5 mil membros no total.
  • Lista de Transmissão: é uma das características do WhatsApp Business. De forma geral, ela permite que um usuário envie simultaneamente uma mesma mensagem a vários contatos salvos. Para que o envio seja bem sucedido, é necessário que o destinatário também tenha seu número salvo. Até o momento, é possível adicionar até 256 contatos em cada lista de transmissão. A diferença da lista de transmissão para os grupos é que a primeira é uma via de mão única para comunicação: apenas o criador da lista pode enviar mensagens. Caso o destinatário responda, um chat deve abrir para a conversa entre ambos, de maneira que os demais destinatários não tem qualquer contato entre si.

Com informações: Whatsapp (1/2).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.