Diariamente, desde 1995, a NASA divulga a chamada APOD (sigla em inglês para “Imagem Astronômica do Dia”). O projeto, em parceria com a Universidade Tecnológica de Michigan, nos EUA, consiste em um website no qual a cada dia uma foto diferente do universo é publicada, acompanhada de uma curta descrição feita por um astrônomo profissional.

Segundo a agência, a imagem não necessariamente foi tomada no mesmo dia de sua publicação, e, por vezes, fotos já mostradas anteriormente são apresentadas novamente.

Foto escolhida como imagem astronômica do dia nesta quarta-feira (7) pela NASA. Créditos: Tommaso Massimo Stella

Nesta quarta-feira (7), por exemplo, a APOD escolhida mostra a Nebulosa da Hélice (NGC 7293), localizada a 700 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Aquário.

De acordo com a explicação fornecida pelo astrônomo italiano Tommaso Massimo Stella, a nebulosa é formada pela ejeção de gases nos últimos milhares de anos da vida de uma estrela.

“Combinando dados de imagem de banda estreita de linhas de emissão de átomos de hidrogênio em tons vermelhos e de oxigénio em tons azul-esverdeados, a foto mostra detalhes tentadores da Hélice, incluindo sua brilhante região interna com cerca de três anos-luz de diâmetro”, descreve Stella. “O ponto branco no centro é a estrela quente e central desta Nebulosa Planetária”.

Ainda segundo a descrição do astrônomo, NGC 7293 aparentava ser uma nebulosa de aparência simples à primeira vista, mas, agora, ela já é entendida como tendo uma geometria surpreendentemente complexa.

Para ver a imagem astronômica do dia escolhida pela NASA, basta acessar o site https://apod.nasa.gov. Logo abaixo da foto, aparece a descrição. Em seguida, é anunciada a imagem do dia seguinte.

Há um menu horizontal na sequência, por meio do qual é possível acessar as imagens de arquivo e outras informações. Aqui neste link, você aprende a procurar pela APOD publicada no dia do seu aniversário.

Vez ou outra, temos a grata surpresa de ter uma foto de autoria brasileira escolhida como imagem astronômica do dia pela NASA. Isso aconteceu, por exemplo, em 7 de abril deste ano, quando foi publicada uma captura de mais de 200 mil estrelas a 10 mil anos-luz da Terra, feita pelo astrofotógrafo Gabriel Rodrigues Santos.

O também brasileiro Kiko Fairbairn já teve mais de 10 fotos suas escolhidas pela agência. A mais recente foi publicada no dia 17 de maio e mostra uma fusão galáctica a 70 milhões de anos-luz da Terra. “A foto da galáxia FORNAX A, também conhecida como NGC 1316, foi um dos projetos mais legais que fiz ao longo desses seis anos de astrofotografia”, declarou o fotógrafo em seu perfil no Instagram.