A nave MRO da NASA encontrou algo um tanto incomum em Marte: “bolinhas”, círculos de areia, dunas – dá para chamá-las dessas formas.

A câmera do MRO HiRise já havia tirado fotos de belas dunas anteriormente, incluindo dunas em forma crescente mais comuns.

publicidade

Leia mais:

Dunas de areia de várias formas e tamanhos são comuns em Marte. Neste exemplo, as dunas são quase perfeitamente circulares, o que é incomum.

Alfred McEwen, geologista planetário

Cheio de areia

Marte é um lugar cheio de poeira, areia e vento, muito vento, permitindo assim, com maior facilidade, a formação de dunas em seu solo. Uma olhada mais de perto nos permite ver que essas dunas não são exatamente círculos.

publicidade

Detalhe das dunas circulares, algo incomum em Marte (Imagem: NASA/JPL-Caltech/UArizona)

“Ainda são ligeiramente assimétricas, com áreas íngremes nas extremidades suis. Isso indica que a areia geralmente se move para o sul, mas os ventos podem ser variáveis”, disse McEwen.

publicidade

A câmera HiRise é operada pela Universidade do Arizona, nos EUA. O MRO capturou as dunas em novembro de 2022. Os pesquisadores estavam estudando a área para monitorar mudanças sazonais na região coberta por gelo. A imagem mostra, porém, que o gelo está ausente da paisagem.

Com informações de CNET

publicidade

Imagem destacada: NASA/JPL-Caltech/UArizona

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!