Nesta segunda-feira (20) quatro montadoras confirmaram que vão adotar pausas nas operações em fábricas brasileiras. A lista, por enquanto, inclui a General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis (que engloba marcas relevantes no país como a Fiat, Peugeot e Citröen). 

O que motivou a suspensão

  • A motivação por trás das paralisações vai além da escassez de peças.
  • Segundo as empresas, o plano foi adotada especialmente por conta do cenário ruim da economia nacional.
  • Com o salto da inflação, por exemplo, o preço dos carros foi afetado e não para de subir nos últimos anos.
  • O resultado é uma possível desaceleração da demanda por veículos em 2023, segundo a projeção da Anfavea (a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
  • A ideia das fabricantes é ajustar o ritmo de produção para essa nova realidade, evitando acúmulo de estoque nos pátios.

Segundo as informações do G1, até então as quatro empresas citadas acima confirmaram que vão adotar período de férias coletivas entre o fim de março e início de abril. A publicação informou ainda o que cada empresa disse sobre a decisão.

Leia mais:

Posicionamento das montadoras

A General Motors, que atua na região do Vale do Paraíba, vai adotar férias coletivas para três mil funcionários que trabalham nas instalações de São José dos Campos (SP) a partir da próxima segunda-feira (27), diminuindo em 80% a produção. A medida chega para evitar acúmulo de estoque.

publicidade

Enquanto isso, a Hyundai confirmou que dois mil colaboradores da área de produção e equipes administrativas que atuam na unidade de Piracicaba (SP) terão férias coletivas já a partir desta segunda-feira (20) até 2 de abril. A fabricação de motores na unidade, segundo a empresa sul-coreana, continua funcionando normalmente. A decisão, conforme o comunicado da marca, acompanha o plano da GM de não acumular estoque.

Já a Volkswagen confirmou que dois mil trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP) terão férias coletivas também a partir de 27 de março para “manutenção da linha de produção”. Segundo a montadora alemã, o plano será adotado também por conta da instabilidade na cadeia de suprimentos.

Por fim, o grupo automotivo Stellantis, confirmou que adotará férias coletivas para um dos três turnos na unidade de Goiana (PE) a partir desta quarta-feira (22) até 10 de abril. A partir da próxima segunda-feira (27) os outros turnos também serão paralisados e voltam a operar só em 6 de abril.

O objetivo é o mesmo das concorrentes, ou seja, adequar o volume de produção de acordo com o cenário atual do mercado.

Vale lembrar que em fevereiro a Volkswagen também suspendeu temporariamente as suas linhas de produção em três fábricas no Brasil. A GM também confirmou paralisação no mesmo mês para modernizar a sua linha de montagem em Gravataí (RS).

Imagem principal: Jasen Wright/Shutterstock

Com informações do G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!