Irmão do TikTok, CapCut faz sucesso nos Estados Unidos

Ferramenta tem integração com TikTok e segue em alta no número de downloads
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 21/03/2023 11h23
aplicativo capcut
Divulgação: Capcut
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na contramão do cenário delicado do TikTok nos Estados Unidos, o CapCut se tornou um dos aplicativos mais populares no país. De acordo com rastreadores de apps, a ferramenta de edição de vídeos ultrapassou a rede social em número de downloads nas últimas semanas.

Assim como o TikTok, o CapCut também pertence à empresa chinesa ByteDance.

Leia mais

O sucesso do CapCut

O aplicativo permite que os usuários editem vídeos curtos a partir de filtros, modelos e efeitos visuais. Ele tem integração direta com o TikTok: a partir de exemplos na rede social, o aplicativo redireciona para o CapCut, e vice-versa.

  • Para os usuários, o editor permite que os vídeos adquiram um caráter mais profissional, com mais chances de se tornarem virais.
  • Lançado em 2020, o CapCut já soma mais de 200 milhões de usuários ativos, de acordo com o rastreador de dados Diandian. O TikTok, de 2014, conta com mais de 1 bilhão.
  • O aumento vem acompanhado da alta de outros aplicativos da China, como os de compra e makertplace Temu e Shein.

Com a praticidade, o editor de vídeo viu sua popularidade crescer, principalmente nos Estados Unidos. Os downloads globais do CapCut aumentaram em 43% em 2022. Cerca de 7% deles vieram dos EUA, segundo a Sensor Tower.

Capcut e TikTok nos Estados Unidos

Em paralelo à popularização do CapCut, o TikTok continua passando por provações para continuar disponível nos Estados Unidos.

Um projeto de lei estadunidense pediu que a rede social fosse banida do País, acusada de coletar dados dos usuários para uso do governo chinês, compartilhamento indevido dessas informações e espionagem. A empresa negocia com o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos requisitos para a segurança dos dados e calibragem do algoritmo.

Outros países, como Escócia, Bélgica e Reino Unidos, também têm restrições quanto ao uso da rede, por motivos de privacidade.

Já o CapCut driblou a mesma acusação do irmão. O aplicativo informa que, para fornecer seus serviços, coleta os conteúdos que os próprios usuários enviam, incluindo localização, sexo e aniversário. Os dados são armazenados nos Estados Unidos e em Cingapura, assim como o TikTok.

O futuro do CapCut

  • O aplicativo de edição gera menos receita do que o TikTok, mas a ByteDance pretende monetizar recursos, como o armazenamento em nuvem e alguns dos filtros.
  • A empresa pretende lançar uma versão corporativa.
  • A versão chinesa que deu origem ao CapCut, chamado Jianying, já permite que os usuários coeditem um vídeo. O editor, diferentemente de seu antecessor, é mais adaptado a mercados locais e regionais globalmente.
  • As equipes do CapCut já estão trabalhando para lançar recursos com inteligência artificial. Iniciativa semelhante foi feita no Jianying em 2021, com uma opção que gerava vídeos a partir de uma legenda de texto.
  • Nos Estados Unidos, o aplicativo tem contratado criadores de modelos para enriquecer o banco de opções e criar mais modelos virais.

Com informações de The Wall Street Journal.

Imagem: Capcut

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: