A chinesa SenseTime, uma das maiores empresas de inteligência artificial do país, acaba de revelar nesta segunda-feira (10) um novo chatbot e um gerador de imagens alimentados por IA. O plano é simples: se juntar a outras gigantes da tecnologia na corrida que começou com o “boom” do ChatGPT no fim do ano passado.

O CEO e cofundador da empresa, Xu Li, mostrou um pouco do que o chatbot chamado “SenseChat” consegue fazer.

publicidade

Leia mais:

Como é o chatbot:

publicidade
  • A ferramenta apareceu no evento de lançamento escrevendo um e-mail, contando histórias e respondendo perguntas sobre programação, destaca a Reuters.
  • Os novos produtos foram baseados na versão mais recente da SenseNova, um poderoso modelo de linguagem treinado e desenvolvido pela SenseTime há cinco anos, explicou o cofundador Wang Xiaogang.
  • Segundo Wang, o SenseChat possui mais de 100 bilhões de parâmetros e alguns usuários vão poder testar a novidade em primeira mão.

Gerador de imagens com IA

Além do SenseChat, a empresa também apresentou um gerador de imagens com IA e ferramentas de modelagem 3D. Segundo a empresa, todas vão funcionar juntas para criar em tempo real vídeos nos quais um apresentador e o cenário são gerados por IA.

“Podemos gerar uma cena digital para uma sala de transmissão ao vivo”, disse Xu. “Na verdade, você pode nem saber se é uma pessoa real fazendo a transmissão” — vale recordar que o uso de IA em telejornais chineses já está virando tendência.

publicidade

As ações da SenseTime dispararam na semana passada após a empresa confirmar o lançamento dos produtos. Outras gigantes chinesas também estão trabalhando em suas próprias versões do ChatGPT, incluindo o Baidu com o Ernie Bot. Já o Alibaba Group, segundo a Reuters, deve lançar seu próprio chatbot de IA nesta terça-feira (11).

Imagem principal: Robert Way/Shutterstock

publicidade

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!