Agora que o carnaval já passou, você certamente deve ter lembrado que pode ser um bom momento para trocar de celular, ou apostar em um patamar acima do modelo que já tem. Escolhemos as principais alternativas para o mercado nacional: Galaxy S23 e iPhone 14.

Cada um é ótimo em uma proposta e ambos combinam em um detalhe: eles serão atualizados por muitos anos e continuarão fortes mesmo daqui muitos e muitos meses. Para te ajudar na decisão de compra, o Olhar Digital montou um comparativo entre estes dois modelos que se destacam no mundo iOS e Android.

publicidade

Leia também

Qual comprar: Galaxy S23 ou iPhone 14?

Começando por fora, vamos falar de tela. Tanto o Galaxy S23, quanto o iPhone 14 carregam exatamente o mesmo tamanho de display, marcado em 6,1 polegadas e em resolução muito próxima. Neste ponto temos um empate e nos dois casos é impossível ver qualquer pixel, a não ser que você cole os olhos na frente do smartphone – sua vista vai reclamar, acredite.

publicidade

Telas OLED, com brilho alto, mas diferentes

Galaxy S23 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy S23 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Enquanto o tamanho segue idêntico, temos outro ponto muito semelhante que é a composição do painel Os dois celulares deste comparativo utilizam diodos orgânicos, que é a melhor escolha possível quando você precisa de cores vivas e contraste beirando o infinito até mesmo para ambientes extremamente ensolarados.

O iPhone 14 tem tela Super Retina XDR OLED, enquanto o Galaxy S23 utiliza Dynamic AMOLED 2X. Em qualidade de cores, contraste, reprodução de conteúdo e qualquer outra coisa relacionada, ambos empatam. A diferença mais gritante fica na atualização da imagem, com o celular da Samsung entregando o dobro do que o da Apple faz.

publicidade

Enquanto o iPhone 14 faz até 60 Hz, o Galaxy S23 alcança 120 Hz. Em ambos os casos a taxa de atualização varia bastante de acordo com o que é exibido, para reduzir o consumo de energia. Porém, não temos como não dar o ponto para o aparelho da Samsung.

A experiência de uso de tela com 120 Hz é muito superior, com animações muito mais fluidas do que 60 Hz. Porém, existe a possibilidade de você inverter o resultado ao lembrar que o iPhone 14 reproduz conteúdo em Dolby Vision, enquanto o Galaxy S23 faz só o HDR10+.

publicidade
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Ambas são tecnologias de HDR, mas o Dolby Vision é superior para telas que podem elevar muito o brilho. Se você prefere este tipo de qualidade ao assistir um filme ou série, o iPhone 14 vence – já que filmes e séries não ultrapassam 30 Hz da tela.

Qual câmera é a melhor?

Se você pensar apenas na quantidade de câmeras, o Galaxy S23 é mais versátil por entregar três lentes, enquanto o iPhone 14 tem apenas duas, mas é importante olhar os detalhes de cada uma e pensar no seu uso.

A lente principal do Galaxy S23 tem 50 megapixels, contra 12 megapixels do iPhone 14 e ambas tiram fotos de 12 megapixels, pois o software do aparelho da Samsung combina pontos da imagem para melhorar a qualidade final e diminuir o arquivo, resultando em 12,5 megapixels.

Em ambos os casos o HDR é forte e as fotos são incríveis tanto de dia como de noite, mudando apenas um pequeno detalhe para o lado da Samsung: as fotos tendem a apresentar mais cores, elas são mais vivas. No iPhone 14 é possível ajustar o app de câmera para que também fique assim.

Câmeras do Galaxy S23 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Câmeras do Galaxy S23 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

O modelo da Apple tem uma vantagem extra neste sensor, que é a lente com abertura de f/1.5 contra 1.8 da Samsung. Isso faz entrar mais luz em qualquer situação e deixa o fundo mais desfocado quando o modo retrato é ativado. Já a segunda lente dos dois celulares é uma ultrawide, com 12 megapixels para os dois lados.

Tudo estava indo melhor para o iPhone, até o Galaxy S23 ter uma terceira lente agora como teleobjetiva e o modelo da Apple não tem. Por isso, nas fotos, o Galaxy S23 é superior justamente por dar mais escolha para o usuário.

Porém, se você filma, por mais que ambos gravem bem 4K em 60 quadros por segundo, o iPhone 14 melhorou muito sua estabilização eletrônica e o HDR do Dolby Vision. Por isso, se seu maior uso for de vídeos, pense no modelo da Apple. Se for tirar mais fotos, olhe para o Galaxy S23.

iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Nas selfies, os dois celulares contam com câmera frontal de 12 megapixels, filmando em 4K com 60 fps e a qualidade é muito semelhante – pra não dizer idêntica. O ponto de mudança é o uso dos sensores extras para o Face ID do iPhone 14 para melhorar o recorte no modo retrato.

O Galaxy S23 faz isso via software. sem sensor ajudando.

Apple ou Snapdragon? Qual é o melhor processador?

O iPhone 14 nasceu com uma polêmica complicada, que é a presença do mesmo Apple A15 Bionic do iPhone 13, enquanto o Galaxy S23 carrega o recente e potente Snapdragon 8 Gen 2 em uma versão com clock elevado para os celulares da Samsung. No final das contas, mesmo com uma geração atrasada, ambos são os melhores processadores que você vai encontrar no mercado.

Não existe aplicativo ou jogo que não vai rodar de forma excelente tanto no iPhone 14, quanto no Galaxy S23. Em memória a dupla é idêntica ao entregar opções de 128, 256 e 512 GB de espaço sem possibilidade de expansão. Em RAM o modelo da Samsung tem 2 GB extras, mas como o Android e iOS lidam de forma diferente com este recurso, para o usuário final nada muda.

Em qualquer uma das escolhas, pensando no hardware, você terá o melhor cenário para o iOS ou para Android. Os dois seguram bem a bronca por dois ou três anos e entregam recursos bacanas para ajudar nas fotos e vídeos.

Empate aqui.

Android ou iOS? Qual é o melhor?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. A resposta mais básica é: para smartphones as duas plataformas são excelentes e são raríssimos os aplicativos exclusivos de uma ou outra. No mundo dos tablets o Android ainda é inferior ao iOS, mas nos celulares temos empate.

One UI 5.1 com Android 13 do Galaxy S23 (Imagem: reprodução)
One UI 5.1 com Android 13 do Galaxy S23 (Imagem: reprodução)

Olhando para a One UI, ela entrega bons recursos já de cara, como galeria de imagens com ferramentas bacanas para edição de fotos, ao ponto de poder remover um objeto da cena e utilizar inteligência artificial para preencher o buraco deixado.

O único ponto que difere um do outro é o Apple Arcade, que conta com games exclusivos para o iPhone, iPad, Mac e Apple TV. Se existir algum jogo dentro da lista de opções, pense no iPhone 14 como escolha. Caso contrário, qualquer um dos dois vai te satisfazer bem.

iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

E, sim, iPhone também trava.

Bateria e carregador veloz

Junto da RAM, este é outro número complexo de comparar. Enquanto a bateria do Galaxy S23 é maior que a do iPhone 14, os sistemas operacionais e o hardware de cada um lida de forma diferente e a autonomia, no fim do dia, é muito parecida.

No carregador, incluso na embalagem apenas para o Galaxy S23, o celular da Samsung é mais veloz para a recarga. Ele permite a entrada de até 25 watts, enquanto o iPhone 14 trabalha com 20 watts.

Se a estação de energia for por indução, o Galaxy S23 permite recarga de até 15 watts, enquanto o iPhone 14 lida com 7,5 watts – a metade. Por conta disso e dos outros métodos de carregamento mais velozes no lado da Samsung, o S23 ganha o ponto – incluindo a recarga reversa, não disponível no iPhone 14.

Qual celular comprar?

Somando a pontuação empatada em quase todos os quesitos, mas desempatada na bateria, o Galaxy S23 é o vencedor deste comparativo. Ele tem tela com 120 Hz de mesma qualidade do iPhone 14 que também é bom por ser o único com suporte para Dolby Vision, ambos lidam muito bem com hardware e software, com o modelo da Samsung sendo superior em fotos e o da Apple em vídeos gravados.

O Galaxy S23 ganha o ponto sozinho somente no carregamento, que é mais rápido e ainda permite a recarga inversa. Com isso você pode utilizar apenas um cabo que recarrega a bateria dele, enquanto o celular envia energia para um fone de ouvido. O iPhone 14 não faz isso. Em conexões, ambos contam com 5G puro do Brasil.

Galaxy S23 vs iPhone 14: ficha técnica

Galaxy S23iPhone 14
Tela:Dynamic AMOLED 2X de 6,1 polegadas
2.340 x 1.080 pixels
120 Hz
HDR10+
Gorilla Glass Victus 2
Brilho máximo de 1.750 nits
Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas
2.532 x 1.170 pixels
60 Hz
Dolby Vision
Ceramic Shield
Brilho máximo de 1.200 nits
Processador:Qualcomm SM8550-AC Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm)
Octa-core (1×3.36 GHz Cortex-X3, 2×2.8 GHz Cortex-A715, 2×2.8 GHz Cortex-A710 e 3×2.0 GHz Cortex-A510)
Apple A15 Bionic (5 nm)
Hexa-core (2×3.23 GHz Avalanche e 4×1.82 GHz Blizzard)
GPU:Adreno 740Apple GPU (5 núcleos)
RAM:8 GB6 GB
Armazenamento:128 GB
256 GB
512 GB
128 GB
256 GB
512 GB
Câmeras traseiras:Principal: 50 MP f/1.8
Ultrawide: 12 MP f/2.4
Teleobjetiva: 10 MP f/2.4 (zoom de 3x)
Principal: 12 MP f/1.5
Ultrawide: 12 MP f/2.4
Câmera frontal:12 MP f/2.212 MP f/1.9
Sistema Operacional:Android 13 com One UI 5.1iOS 16
Conexões:Wi-Fi 6e (2,4 GHz e 5 GHz)
Bluetooth 5.3 (A2DP, LE)
USB-C (3.2)
GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
Wi-Fi 6 (2,4 GHz e 5 GHz)
Bluetooth 5.3 (A2DP, LE)
USB-C (2.0)
GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, QZSS
Bateria:3.900 mAh
Carregamento rápido de 25 watts
Carregamento sem fio de 15 watts
Carregamento reverso de 7,5 watts
3.279 mAh
Carregamento rápido de 20 watts
Carregamento sem fio de 15 watts (MagSafe)
Carregamento sem fio de 7,5 watts (Qi)
Outros:Leitor de impressões digitais (sob a tela, ultrassônico)Face ID
Dimensões:146,3 x 70,9 x 7,6 mm146,7 x 71,5 x 7,8 mm
Peso:168 gramas172 gramas

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!