O Twitter comunicou novamente que os selos de verificado antigos serão removidos a partir desta quinta-feira (20). Vale lembrar que Elon Musk, dono e CEO da rede social, quer acabar com o esquema de verificação antigo, adotando um novo formato pago para quem deseja manter ou conseguir o “distintivo” azul.

A questão é: será que desta vez a meta será cumprida? A empresa já disse antes que começaria a remover o selo em 1º de abril, o que não aconteceu (salve alguns casos como o do jornal americano The New York Times, que já deixou claro que não vai pagar pela nova verificação).

Leia mais:

A nova data prevista foi anunciada por Elon Musk na última terça-feira (11). A conta que informa sobre os processo de verificação no Twitter (‘Twitter Verified‘) também reforçou que a mudança realmente começa hoje. 

publicidade

O que ainda não foi confirmado é se todos os emblemas vão sumir ou se serão removidos gradualmente. Uma reportagem do The Washington Post já havia revelado que a remoção dos “crachás” será um processo quase manual, ou seja, além de demorado, certamente poderemos ver falhas no meio do caminho.

No fim, como dito antes, quem quiser manter a “marquinha” azul terá que pagar uma taxa mensal do Twitter Blue, disponível globalmente com outros benefícios para os assinantes. Resta saber se os usuários e empresas vão abraçar a ideia. 

No Brasil, muitos já confirmaram que não vão pagar para manter o selo de verificado. Confira alguns exemplos abaixo:

Inventor da hashtag desistiu do Twitter

O nome por trás das hashtags, Chris Messina, optou por se deixar o Twitter no último sábado (15) justamente por conta do novo formato de verificação de contas adotado pela rede social. A decisão também ganhou força supostamente após Messina perder o selo de tique azul da sua conta.

O ator aproveitou a oportunidade para alfinetar Musk. Ao The Verge, ele disse que a plataforma “merecia mais dignidade e consideração do que recebeu nos últimos seis meses”.

Saiba mais sobre o caso aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!