A Tesla continua a lançar atualizações incrementais de software OTA (Over-the-Air) para sua tecnologia beta FSD (Full Self-Driving), que permitirá aos veículos da marca a terem autonomia total nas estradas. Atualmente, a empresa está trabalhando na versão 11.4, que deve ser lançada em breve.

O CEO da fabricante, Elon Musk, observa haver “muitas melhorias importantes”, mas explica por que essa versão não é chamada pelo número 12.

publicidade

Leia mais:

Quando a Tesla começou a permitir que os proprietários testassem seu pacote beta FSD em vias públicas, ela começou a lançar novas atualizações de software a cada duas semanas.

publicidade

No entanto, eles frequentemente atrasavam e, eventualmente, as atualizações paravam de acontecer regularmente. Isso não quer dizer que não houve atualizações, mas que elas se tornaram cada vez mais esporádicas.

O FSD beta versão 11 deveria ser grande ponto de virada e foi adiado por muitos meses. A Tesla finalmente o lançou há relativamente pouco tempo e, desde então, o atualizou algumas vezes.

publicidade

A razão pela qual ela deveria ser tão especial é que ela combina, em única pilha de software, a tecnologia de condução em rodovias do Autopilot com o FSD beta para as ruas da cidade.

Definitivamente, houve conversas online sobre algumas melhorias importantes quando a versão 11 chegou, mas nada que parecesse uma mudança de vida. Como Elon Musk disse, no passado, a cada passo à frente, também há regressões. As atualizações pontuais devem abordar essas questões antes de passar para o próximo nível.

publicidade

Com isso dito, a versão 12 do FSD beta está em andamento, embora ainda estejamos vendo atualizações pontuais para a 11. Musk, recentemente, tuitou que a versão 11.4 é uma grande melhoria, algo que ele costuma escrever sobre tais atualizações de etapas. No entanto, a resposta ao tuíte não veio, até que ele respondeu com o seguinte:

Indiscutivelmente, a versão 11.4 deveria ser a versão 12.0, pois há muitas melhorias importantes. A 12 é reservada para quando o FSD é AI de ponta-a-ponta, desde as imagens até a direção, freios e aceleração.

Elon Musk, no Twitter

Ao que tudo indica, (se e) quando o recurso Full Self-Driving da Tesla funcionar como Musk planejou, ele usará inteligência artificial para “entrada de imagens”, bem como para “direção, frenagem e saída de aceleração”.

Ou seja, a Tesla está usando câmeras como olhos humanos. O pensamento é que, se podemos dirigir um carro com apenas dois olhos, ele deve ser capaz de se sair melhor sozinho com toda uma série de olhos.

No entanto, esses olhos precisam de um cérebro para analisar e reagir ao que “veem”. É aqui que entram as redes neurais e a inteligência artificial.

Hipoteticamente, se o carro puder “ver” tudo ao seu redor e for “inteligente” o suficiente para identificá-lo e tomar as decisões corretas, ele poderá dirigir como um humano. E, se toda essa situação fosse eventualmente melhorada em grau muito alto, talvez Musk acredite que a Tesla terá alcançado “total autonomia”.

O curioso é que o CEO disse anteriormente que a Tesla não precisará de IA para a tomada de decisões, mas apenas para detecção e identificação.

Em complemento a tudo isso, Musk diz que a Tesla dará um mês grátis do pacote FSD para todos os proprietários na América do Norte, mas apenas quando este estiver “super suave”. Atualmente, o serviço é vendido a US$ 15 mil.

Com informações de InsideEVs e Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!