Conforme noticiado pelo Olhar Digital, Saturno voltou ao topo do ranking de planetas com mais luas no Sistema Solar, após ter sido ultrapassado por Júpiter por um breve período no início deste ano.

Determinar quantas luas seguem um mundo não é tão simples. Em primeiro lugar, porque existe um debate sobre o que distingue uma lua de uma pequena rocha espacial presa na órbita de um planeta. Em termos de tamanho, não há uma definição estrita a esse respeito.

Com um total de 145 luas, Saturno é o líder isolado na lista de planetas com mais satélites naturais no Sistema Solar. Crédito: 19 STUDIO – Shutterstock

Saturno é um exemplo particularmente interessante, pois é famoso por ser cercado por um belo sistema de anéis feito de bilhões de pequenos pedaços de gelo e rochas. No entanto, por enquanto, nenhuma delas é definida como lua.

Outro ponto é que os astrônomos estão constantemente fazendo novas observações de satélites naturais orbitando planetas, e atualmente há centenas de candidatas a luas de Júpiter e Saturno que estão esperando para serem confirmadas. É por isso que o título do planeta com mais luas oscila bastante entre esses dois gigantes.

No entanto, a mais recente atualização do Minor Planet Center, que faz parte da União Astronômica Internacional (IAU) e é responsável, entre outras coisas, por catalogar o número de luas dos planetas, mostra que o gigante dos anéis abriu uma larga vantagem sobre seu concorrente direto.

“Empilhamento” de imagens descobre novas luas de Saturno

Um estudo feito por uma equipe do Instituto de Astronomia e Astrofísica Academia Sinica, em Taiwan, liderada pelo pesquisador de pós-doutorado Edward Ashton, somou mais 63 corpos ao grupo de luas de Saturno, chegando a um impressionante total de 145.

Para revelar as luas, que são sutis demais para aparecer em fotos únicas, os pesquisadores usaram uma técnica de “empilhamento” de imagens.

Com isso, o planeta não só se isola na liderança, como também é o único do Sistema Solar com mais de 100 satélites naturais.

Entre eles, destacam-se Encélado, que desperta interesse da comunidade científica especialmente pela existência de água líquida a pouca profundidade, e Titã, a única lua do Sistema Solar com uma atmosfera equivalente à da Terra.