Uma nova descoberta pode revolucionar o que se sabe sobre os neandertais, nossos primos distantes extintos há cerca de 30 mil anos. Foram encontradas aproximadamente 1,2 mil ferramentas em uma caverna na Sibéria, atribuídas a essa espécie de hominídeos, surpreendentemente feita de ossos de animais.

Anteriormente, acreditava-se que apenas os humanos anatomicamente modernos usavam ossos como matéria-prima para a fabricação de ferramentas. O surgimento do primeiro Homo sapiens coincide com o aparecimento de objetos ósseos, como armas de caça, ornamentos e estatuetas no registro arqueológico.

No entanto, os novos achados mostram que os Homo neanderthalensis também eram capazes de produzir utensílios a partir de esqueletos de animais, além de pedras.

Algumas das ferramentas ósseas descobertas em um sítio neandertal na Sibéria. Créditos: Baumann, M.; Plisson, H.; Maury, S. et. al

Comparação com outros objetos neandertais feitos de ossos

Para avaliar se esse conjunto ósseo encontrado no sítio arqueológico de Chagyrskaya, nas Montanhas Altai, seria um caso isolado, os autores de um estudo (disponível em pré-impressão no servidor BioRxiv e ainda não revisado por pares) procuraram artefatos semelhantes em outros locais neandertais, concluindo que, sim, as espécies antigas rotineiramente fabricavam ferramentas com ossos.

Os pesquisadores procuraram conjuntos de ossos nos confins ocidentais do território neandertal, especificamente uma série de vestígios antigos que foram descobertos no sítio de Chez-Pinaud, na França, em 2019.

Análise das ferramentas ósseas descobertas em um sítio neandertal na Sibéria. Créditos: Baumann, M.; Plisson, H.; Maury, S. et. al

“Nosso principal objetivo de estudo foi identificar, no lado oeste da zona de expansão neandertal, evidências de um uso comum de osso como matéria-prima para a fabricação de ferramentas, como fizemos na parte mais oriental da caverna Chagyrskaya”, relatam os autores no artigo. “A identificação de 103 ferramentas ósseas em Chez-Pinaud fornece tais evidências”.

Desses 103 instrumentos, 83 são classificados como “retocadores”, o que significa que apresentam apenas uma pequena quantidade de modificações e, portanto, são ambíguos em termos de função. No entanto, entre os 20 itens restantes, os pesquisadores identificaram ferramentas ósseas que funcionavam “como cunha/cinzel, arestas de corte laterais e, talvez, floco de pressão”.

É importante ressaltar que o número de ferramentas ósseas descobertas no local foi aproximadamente igual ao número de ferramentas de sílex, indicando que os ocupantes neandertais da caverna “produziam uma variedade de ferramentas para diferentes tarefas”.

Segundo o estudo, o osso era considerado “um meio privilegiado para a fabricação de objetos” pelos Homo sapiens, pois sua “resistência ao impacto e relativa elasticidade o tornam mais adequado a certas tarefas do que o sílex”. E, embora a pesquisa ainda não tenha sido verificada e publicada, as descobertas sugerem que os neandertais teriam essa mesma percepção – o que muda completamente a compreensão científica sobre as capacidades da espécie.