Nesta quarta-feira (31), no horário local, a Coreia do Norte lançou “satélite espacial” em direção ao sul, segundo informações de militares da Coreia do Sul.

O lançamento causou tensão e alerta de emergência, além de avisos de retirada em partes do território sul-coreano e também do Japão.

publicidade

Leia mais:

O que se sabe sobre o satélite espacial norte-coreano

  • A Coreia do Norte anunciou que iria lançar seu primeiro satélite de reconhecimento militar entre 31 de maio e 11 de junho;
  • O objetivo dos asiáticos é o de aumentar o monitoramento das atividades dos Estados Unidos;
  • Os norte-coreanos informaram às autoridades internacionais que o foguete seria lançado em direção ao sul, com estágios e detritos caindo no Mar Amarelo e no Oceano Pacífico.
  • Segundo a mídia estatal da Coreia do Norte, o lançamento do satélite terminou em fracasso; o segundo estágio do foguete falhou, e o propulsor e sua carga caíram no mar.

Alerta no vizinho do sul e no Japão

  • Às 6h32 em Seul (18h32 no horário de Brasília), sirenes de ataque aéreo soaram na cidade, que pedia aos residentes que se preparassem para possível evacuação;
  • Posteriormente, autoridades afirmaram que o alerta foi enviado por engano;
  • No Japão, o sistema de alerta J-Alert foi disparado para moradores de Okinawa, pedindo que eles se protegessem dentro de casa;
  • Mais tarde, os avisos foram retirados, sob alegação de que o foguete não passaria pelo território japonês.

Casa Branca condenou lançamento do satélite

No passado, o Departamento de Estado dos EUA condenou o eventual lançamento, ao afirmar que caso este tipo de ação fosse realizada com mísseis balísticos violaria várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

publicidade

Já nesta terça-feira (31), a Casa Branca condenou o feito, que realmente usou tecnologia de mísseis balísticos, e que está avaliando a situação com aliados. A informação foi passada pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adam Hodge.

Com informações de CNN

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!