Enquanto a indústria de carros elétricos é fortemente competitiva, com Tesla, Ford, Volkswagen, Kia, Hyundai e por aí vai, os EVs marinhos são o oposto.

Quase todas as novidades que serão lançadas em breve tendem a atingir público-alvo totalmente exclusivo.

Leia mais:

Uma das principais fabricantes de lanchas elétricas, a Voltari, está se especializando em lanchas de alto desempenho com a futura Voltari 260, 100% elétrica. O modelo tem:

publicidade
  • 740 cv;
  • Kit de baterias potentes, com 142 kWh;
  • A título de comparação, a potência da 260 é a mesma do Porsche Taycan Turbo S e sua bateria tem equivalência à do Ford F-150 Lightning.

A diferença, contudo, é que uma lancha precisa de muito mais kWh para chegar às mesmas velocidades que um carro EV, o que transforma a construção de um barco EV um tanto complicado.

Um barco é tão inerentemente ineficiente, operando em estado hidrodinâmico versus estado aerodinâmico, que estamos sempre procurando maneiras de melhorar a eficiência e a relação peso/potência.

Cam Heaps, CEO da Voltari

Desenvolvendo a 260

Portanto, quando estavam desenvolvendo a 260, Heaps contou que ele e sua equipe focaram em utilizar fibra de carbono na construção do casco para reduzir o peso.

É quando a incrível economia de peso que encontramos no lado da fibra de carbono usamos para nos dar capacidade extra [de bateria], até 142 kWh [agora]. Isso nos permite colocar muito impressionantemente motores ligados e fazer coisas na água que não foram feitas antes.

Cam Heaps, CEO da Voltari

Características da Voltari 260

  • A Voltari 260 mede cerca de 7,9 m e pesa 3,1 toneladas;
  • Sua velocidade máxima é de 96,5 km/h;
  • Com uma única carga, o 260 tem autonomia de 59,5 km.

A maneira como olhamos para isso é que levamos o dia do velejador médio na água, esteja você na Flórida, nos Hamptons ou em Cottage Country, em Ontário. Pouquíssimas pessoas percorrem mais de 56 km em um dia de navegação, e isso é o que você pode fazer em velocidade de cruzeiro.

Cam Heaps, CEO da Voltari

Para carregar a 260, a Voltari espera que a maioria de seus proprietários o façam e suas próprias docas, as quais são geralmente equipadas com tomadas de 220V.

Agora mesmo, com os pedestais de 220V que já existem na maioria dos barcos da indústria náutica, ligamos quando saímos da água e, de manhã, o barco está sempre cheio.

Cam Heaps, CEO da Voltari

No entanto, a lancha também possui recursos de carregamento rápido. Com seu sistema de bateria de 700V, Heaps diz que uma sessão de carregamento rápido levará apenas 45 minutos.

A Voltari planeja dimensionar seu trem de força em diferentes soluções, como Guarda Costeira ou barcos de resgate, por exemplo. No entanto, as soluções não se limitam ao mundo náutico. As baterias e motores da empresa já foram utilizados por equipamentos industriais e pesados.

Além dos fundamentos técnicos, o 260 visa combinar desempenho e luxo. A criação elétrica da Voltari tem assentos Alcantara resistentes à água e sistema de áudio premium, cortesia da Rockford Fosgate.

No centro de comando, o barco possui dois monitores Garmin de 17″, permitindo que os pilotos vejam facilmente as informações de carga da bateria, velocidade e localização.

Lançamento

A Voltari espera que as entregas aos clientes comecem ainda este ano, com um preço inicial de US$ 450 mil (R$ 2,2 milhões). A 260 virá com garantia de bateria e casco de dez anos. O fabricante oferece passeios de teste em Thousand Islands, Ontário e Fort Lauderdale, Flórida, EUA.

A indústria de barcos EVs tem reputação hoje em dia de clientes entusiasmados fazendo depósitos de reserva e não esperando um telefonema por alguns anos. Queremos impressionar nossos clientes e responder com prazos de entrega de produtos que realmente iniciem essa mudança na indústria.

Cam Heaps, CEO da Voltari

Com informações de InsideEVs

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!