Junho é o mês da SpaceX, a empresa de Elon Musk tem diversos lançamentos programados para os próximos 30 dias. O mês ainda reserva outras surpresas como a Lua de Morango e uma conjunção. Se quiser ver mais do que te aguarda esse ano, preparamos ainda esses guias de fases da lua e eclipses.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de junho com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

publicidade

Leia mais:

Calendário astronômico de junho

1 de junho: SpaceX lança uma nova frota de satélites da segunda geração Starlink diretamente da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, Flórida.

publicidade

4 de junho: A Lua Cheia de Junho, conhecida como “Lua de Morango” chega à 00h43.

Lua cheia Imagem: Barb Elkin – Shutterstock

3 de junho: Novamente a SpaceX, dessa vez a empresa de Elon Musk lança uma espaçonave Dragon 2 para uma missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional (ISS).

publicidade

8 de junho: Missão Transporter 8 vai decolar com um Falcon 9, da SpaceX, para a órbita síncrona do Sol.

10 de junho: A Lua Minguante de junho chega às 16h32.

publicidade

9 de junho: Lua e Saturno estarão em conjunção, na região da Constelação Ocidental de Aquário.

16 de junho: A Arianespace usará um foguete Ariane 5 ECA, designado VA260, para lançar os satélites de comunicações Syracuse 4B e Heinrich Hertz. 

18 de junho: A Lua nova de junho chega às 01h39.

23 de junho: Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará a missão USSF 52 para a Força Espacial dos EUA. Ele decolará do Pad 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Todos os sinais disponíveis sugerem que a USSF-67 provavelmente será quase idêntica à USSF-44. (SpaceX)

26 de junho: A Lua Crescente de junho chega às 04h51.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!